Qutb Minar – A maior torre da Índia

Qutb Minar a noite

O Qutb Minar (também chamado Qutab Minar e Qutub Minar) é o minarete de tijolo mais alto do mundo, e um importante exemplo de arquitetura indo-islâmico.

detalhes da Torrre, com inscrições ao seu redor

detalhes da Torre Patrimonio da Humanidade

  Fica na capital da Índia, Nova Delhi e foi declarado  Patrimônio Mundial da Unesco em 1993. 

Medindo 73 metros de altura foi idealizado pelo primeiro governador muçulmano de Delhi, Qutb-ud-din Aibak,  que começou a construção dessa torre, após vencer o rei hindu em 1193.  No entanto,  só foi concluída em 1368. 

Qutub Minar em toda sua imponencia

O diâmetro da base da torre é de 15 metros e tem  379 degraus, até o topo. Na parte mais alta, no entanto, é de apenas 2,5 metros. Os três primeiros andares foram construídos com arenito vermelho e os dois restantes com uma combinação de mármore e arenito.

detalhes da ornamentação

Atualmente o Qutb Minar está inscrito na lista de Monumentos Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

a parte de cima da torre

Em volta  da torre existem diversas construções  de diferentes  estilos de arquitetura indiana , algumas em ruínas. 

desfrutando da beleza

 O lugar é conhecido como “Complexo Qutub “  e foi construído, em 1193.

Outras importantes construções desse complexo são: o Quwwat ul-Islam a primeira mesquita construída na Índia,  o Alai Gate, o Alai Minar, o Pilar de Ferro; a Tumba de  Iltutmish,  erguida pelo segundo sultão  de Delhi (. 1211-1236 AD),  terminada em  1235 AD;

 A tumba de  Alauddin Khilji sultão de Delhi que reinou de  1296 to 1316 AD  e a de  Imam Zamin  um santo  vindo do Turquestan  e que se estabeleceu na Índia  por volta de 1500 durante o Sikander Lodhi, e construiu sua tumba enquanto ainda era vivo.

Tumba de Imam Zamim

A história da construção do Qutub Minar tem muitas especulações. Pode ter sido construído como apenas um simples minarete, tendo como propósito chamar os fieis para as preces na Mesquita  de Quwwat-ul-Islam que faz parte  do complexo.

Tumba de Alaudim Khilji

Outra possibilidade é que foi construída como  a Torre da Vitória, monumento significando a gloria do Islã; ou ainda como  uma torre de observação  para defesa da cidade.

Alai Darwasa, parte do complexo de Qutb Minar

Muitos historiadores acreditam que  o Qutb Minar foi assim chamado pelo primeiro sultão turco Qutb-ud-din Aibak, mas outros dizem  que seu nome foi em honra de Qutbuddin Bakhtiar Kaki, um  homem santo vindo da Transoxiana , que veio viver na Índia e era grandemente venerado por Iltutmish.

Interior do Alai Darwaza

No pátio da  Quwwat-ul-Islam, existe  um pilar de  ferro de sete metros de altura que data do séc. IV e que foi erguido em homenagem ao deus hindu Vishnu.

Pilar de Ferro

O pilar resistiu ao passar dos anos e está  em excelente estado de conservação. O curioso é a lenda que cerca essa construção. Dizem  que, se você abraçar a coluna,  de costas , até as mãos se tocarem,  os seus desejos serão realizados.

Festival de Qutb - Wadali Brotheres Singers

Anualmente nos meses de novembro/dezembro, acontece um Festival no local  , onde  artistas de toda a Índia se apresentam durante 3 dias.

Placa no Qutb Minar

Visitei esse sitio no final da tarde, quando as luzes do por do sol se derramavam sobre o local e as sombras dançavam sobre esses espaços como se estivessem escutando uma melodia celestial.

Shrine no Complexo Qutb Minar

Sentei em um degrau, perto do Pilar de Ferro e fiquei em silencio por um tempo que pareceu eterno, admirando a beleza das formas dessa Torre e a história da sua construção que tem tantas versões.

no meio de tanta beleza, só nos resta silenciar e sorrir

 Na realidade o que importa é o resultado, a beleza da obra que comove a todos os visitantes que,  como eu,  ficam  em silencio pois aqui as palavras perdem o significado.

Mesquita de Quwwat-ul-Islam e a Torre

 

Anúncios

Publicado em 12 de abril de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Estou em Deli, estive hoje, 21/12/2012 com a minha esposa Sonia e, tiramos várias fotos idênticas a que vc tirou quando aqui esteve.
    Valeu!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: