Holi – Festival das Cores

Holi, também chamado de Festival das Cores, é um popular festival hindu que acontece na época da primavera na Índia, e tem uma longa tradição em todo o país. O Holi acontece também em  outros países onde a religião hindu é professada, como o Nepal . 

As cores do Holi

No Nepal, o Holi é considerado também  um dos mais importantes festivais , uma vez que mais de 80% das pessoas no país são hinduístas. O Holi, junto com muitos outros festivais hindus, é comemorado no Nepal como uma festa nacional e todo o povo celebra esse dia independentemente da sua religião. 

comprando o pó colorido

O dia de Holi é também um feriado nacional no Nepal. É celebrado depois na ultima lua cheia do mês lunar de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai no final do mês de fevereiro ou início de  março.

o povo se divertindo, "brincando o Holi"

Em 2010, Holi (Dhulandi) aconteceu no dia 1 de  março na Índia e no dia 28 de fevereiro no Nepal.  Como estive em 2010 na India e Nepal , tive a alegria de festejar o Holi  junto com os nepaleses e com os indianos.

Ao longo de todo o dia, as pessoas se pintam, se abraçam e desejam mutuamente “Feliz Holi”.

nuvens coloridas se espalham por todos os lugares

O principal dia do Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é celebrado por pessoas jogando uns nos outros um pó colorido. Esse pó, disponível em diversas cores, é diluído em água antes de ser usado, misturado ou não com água.

a beleza das cores

 Uma grande brincadeira? Certamente é. Mas, como tudo na Índia até a festa das cores tem um significado especial. Segundo a tradição , as cores jogadas nas pessoas serve para  tirar as más energias e torná-las  mais “coloridas” , ou seja, mais , joviais. O festival celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. 

as crianças brincando o Holi

Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu surgimento. Um delas conta que Vaishnava  Hiranyakashipu ,o rei dos demônios era   invencível e  impossível de ser morto . Ele não podia ser morto “durante o dia ou a noite; dentro ou fora de casa; nem no céu nem na terra;nem por um homem nem por um animal.

os preparativos para acender a fogueira - Holika Dahan na Índia

 

Holika Dahan em Kathamandu, no Nepal

Dessa forma se tornou arrogante e atacava os céus e a terra. Ele ordenou que o povo parasse de adorar os deuses e começassem a adorá-lo. Apesar disso seu próprio filho Prahlada ,  era um devoto de  Lord Vishnu. 

um dos milhões de "foliões"

A despeito de todas as artimanhas feitas por Hiranyakashipu para que Prahlada  mudasse  seu comportamento, ele continuou oferecendo preces  para  Lord Vishnu.

Uma das milhares de festas celebrando o Holi , em Katmandu, Nepal

Finalmente Hiranyakashipu  combinou com sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika se deu mal porque  não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Quando o fogo parou de crepitar, todos olharam estarrecidos o corpo carbonizado de Holika enquanto  Prahlada  estava ileso .

Holika Daham

  A tradição da queima Holika ou o “Holika Dahan” vem principalmente a partir desta lenda. Os preparativos para o Holi começam algumas semanas antes do festival, quando as  pessoas   reúnem madeira para as fogueiras que serão acesas na noite de Holi. A preparação do cardápio e da comida, também fazem  parte da celebração do Holi  e começa muitos dias  antes do festival  . Uma variedade de pratos ,  que fazem  parte da rica culinária indiana   e nepalesa, são servidos durante as celebrações.

Naan é um pão fino e macio, assado em um forno especial Os pastéis são os famosos “samosas”, recheados de verdura ou frango. DELICIOSOS

E as sobremesas!!!!!!!!!!Hum tudo de bom. Essa é o Gulab Jamum , bolinho de leite com caldo de essências de rosa, tem sabor puxado para o anis e cardamomo, super gostoso!

A festa começa com o acendimento das fogueiras ao anoitecer  e continua durante todo o dia seguinte, com muita música, cantos,  dança e festas espalhadas por toda a cidade. 

A alegria é dominante  ao longo de todo o dia do Holi e a noite as famílias recebem em suas casas seus familiares e amigos para o jantar de celebração finalizando esse dia ,onde a descontração e alegria foram os personagens principais .

alegria é a palavra de ordem

Holi mais  um dos belos  “rituais sagrados” desse povo cuja cultura permanece e  se perpetua  através dos séculos.

A união

Anúncios

Publicado em 30 de abril de 2010, em Índia, Nepal e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Gostaria mto de saber oq eh esse pó, estou organizando um festival e gostaria de trazer um pedacinho dessa cultura pro Brasil! Vc sabe me indicar onde consigo?
    Mto obrigado! Te puder entrar em contato por e-mail
    Obrigado
    torres_enrico@hotmail.com

    • Ola Enrico,

      Obrigada pela visita ao Blog….

      Infelizmente não sei onde vc poderia encontrar, no Brasilm esse pós que é especialmente feito e usado , principalmente no FESTIVAL HOLI,,,,,,,,,,,

      Talves o Consulado da India saiba alguma coisa………….

      abraços

      Maria Helena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: