Tesouros da Humanidade – Grutas de Elephanta, Ajanta e Ellora

Grutas de Elephanta – A Morada de Shiva

 

Vou apresentar a vocês 3 dos mais importantes sítios da Índia – As Grutas de Elephanta, Ajanta e Ellora, tombadas pela UNESCO, como patrimônio da Humanidade . 

Nesse post vamos conhecer as “Grutas de Elephanta”

VAMOS ENTRAR ???

a maior das cavernas do complexo Elephanta

As Grutas de Elefanta localizam-se na ilha de Elefanta, no porto de Mumbai (antiga Bombaim) distrito de Kolaba, estado de Maharashtra, Índia. O complexo de templos ocupa uma área de 60 mil m² que consistem em uma câmara principal, duas câmaras laterais, pátios e santuários .

Estas cavernas contém relevos, esculturas e um templo em honra do Deus hindu Shiva, que mostra os traços da cultura budista. As cavernas foram esculpidas a partir de rocha sólida.

Suponhe-se que foram construídas entre os anos 810 e 1260. No século XVI os portugueses danificaram gravemente as estátuas , usando-as para a pratica de tiro ao alvo .

Foram declaradas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano 1987. A entrada da gruta não impressiona. Mas logo ao entrar  ficamos boquiabertos com o espetáculo da Sadashiva (‘Eternal Shiva’), um busto em relevo, de cerca de 20 m de altura , mostrando as três cabeças de Lord Shiva (Trimurti).

Escultura com as 3 cabeças de Shiva

A imagem enigmática do Trimurthi Sadasiva, esculpida em relevo , está localizada no final do eixo norte sul. Esta colossal imagem é considerada uma obra-prima da arte indiana e chama atenção imediata dos visitantes que acessam o templo por essa entrada.

Gruta de Gangadhara – Elephanta

O nome original desse templo,  ícone da arte , era originalmente Agraharpuri. Agrahar significa colar, ornamento para o pescoço. Foi rebatizada com o nome de Ilha de Elefanta pelos Portugueses .

O templo inteiro se assemelha a uma enorme escultura, onde podemos caminhar através dos inúmeros  corredores e câmaras . Todo o complexo foi criado através de um processo de remoção de rochas.

Algumas das superfícies rochosas são muito bem acabadas enquanto outras estão esculpidas na  rocha crua.  A caverna principal, orgulho de Elefanta, estende-se por uma área de aproximadamente 5.000 metros quadrados e para chegar até lá subimos mais de 100 degraus, até o topo de uma colina. Um mini-trem, leva os visitantes de um lado para o outro.

veículo que transita entre as grutas

Dentro do templo, existe um grande salão com colunas e fileiras de colunas, que parecem sustentar o teto da caverna. Vigas transversais completam a ilusão de um teto.

A atenção dos visitantes é imediatamente atraída para a série de maravilhosos painéis esculpidos, nove ao todo, que são definidas como quadros nas paredes.

Gruta de Mahakali – Elephanta
Pouco se sabe sobre os arquitetos e escultores, que trabalharam na construção dessa jóia da arquitetura antiga. O que é quase palpável é o que sentimos, dentro dessas paredes rochosas, uma intensa fé, que parece criar um campo de energia nas instalações da caverna. Cada painel capta as emanações da  natureza essencialmente paradoxal de Lord Shiva, e o jogo mágico de luz e sombra, que serve apenas como pano de fundo para essa experiencia magnifica que cada um tem a oportuniodade de experenciar nesse local.
entrada

Em todos os cantos podemos ouvir histórias de como as cavernas foram construídas que são muito interessantes de ouvir. Embora pareçam incríveis e as vezes ( a maioria) inverossímeis, quando olhamos a formação , a beleza , os detalhes das esculturas ao nosso redor, paramos e nos questionamos.

Lord Shiva, o grande

Serão verdadeiras?? Mas  a resposta  à essa pergunta é irrelevante, porque  o que de fato é essencial é a  beleza que se apresenta deslumbrante ante nossos olhos.

os barcos que levam os visitantes à Ilha de Elephanta

Uma maravilhosa obra-prima do nosso mundo e com certeza orgulho e honra para esse país milenar – a INDIA .

 

Anúncios

Publicado em 17 de maio de 2010, em Índia. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Andréa Davide Ratto Morelli

    Parabéns pela seriedade e reverencia para com um tema tão lindo e misterioso! fotos belíssimas!

  2. Lindo el comentario, HERMOSAS LAS FOTOS. Gracias por el trabajo!

  3. Amei as fotos, estou lendo um livro que fala um pouco sobre a Índia, mas não consegui somente ficar presa ao que está no livro, a cada página paro e busco na internet fotos e mais informações. Estou encantada com o país, e essas fotos demonstram um pouco mais de toda essa beleza.
    Olhando as fotos e lendo o que foi colocado sobre cada uma delas, me transportei por um instante para esse maravilhoso lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: