Uma Jóia do Nepal – Monastério de Kopan

 MONASTERIO BUDISTA DE KOPAN – TRADIÇÃO MAHAYANA

Entrada do Monastério

Monastério de  Kopan , está situado ao norte da antiga cidade budista de Boudhanath , na cdade de  Katmandu, capital do Nepal.

Em razão da sua localização privilegiada, no alto do monte que lhe deu o nome (Kopan) , desfruta-se  de uma  vista  magnífica de toda a região.  Pela mesma razão o   monastério também pode ser visto de diversos pontos da cidade .

Uma grande e magnífica árvore “Bodhi”  domina o lugar que há muito tempo atrás era a casa do astrólogo ao rei do Nepal.

O Monastério , que segue a  tradição do Budismo  Mahayana,   estava localizado anteriormente , na região de  Solu-khumbu , nas montanhas dos Himalayas

Em 1971, o Lama Zopa Rinpoche,  reencarnação do Dalai Lawudo, um yogi (homem santo) da minúscula aldeia de Lawudo, cumpriu a promessa feita pelo  Lawudo Lama ,de iniciar uma escola monástica para as crianças locais  que seria erguida no Monte Kopan.

Lama Yeshe um dos dois fundadores de Kopan

 A escola foi chamada de  Mount Everest Center. No ano de 1971, vinte e cinco monges vieram  das montanhas   para ensinar na escola  e assim teve inicio, o trabalho que tornaria  Kopan um dos mais importantes centros de aprendizado do Budismo Tibetano.

Lama Zopa Rinpoche o outro fundador

Hoje,  Kopan é um mosteiro próspero , com  360 monges residentes , oriundos principalmente do  Nepal e do Tibet. É um oásis espiritual para centenas de visitantes  de todo o mundo que vem participar , ao longo do ano, dos diversos cursos e retiros  organizados pelo Monastério.

Em 1979, Lama Yeshe (1935-1984)  convidou monjas para estudar em Kopan, uma prática incomum nos mosteiros tibetanos.

Monja

Hoje existem 320 monjas, a maioria dos quais tibetanas, mas todas vivem no seu próprio mosteiro nas proximidades de Kopan . Participam plenamente , junto com os monges , dos estudos filosóficos e debates, bem como seguindo as suas próprias práticas.

parte do belissimo jardim

Thubten Yeshe  foi um lama tibetano que, enquanto exilado no Nepal, co-fundou o  Mosteiro (1969) e a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (1975). Ele destacou-se pela forma não-convencional de seu estilo de ensino .

A vida no Monastério é muito simples. Os próprios monges cuidam de tudo, limpeza dos alojamentos e do refeitório, preparação dos alimentos, compras, administração do mosteiro, etc.

Alojamento dos monges

Eles chegam a Kopan em torno dos   sete anos de idade provenientes de todo o Nepal e de países dos Himalaia, como o Tibete, Índia, Butão, Sikkim e até da  Mongólia,  para receberem  uma educação clássica monástica .

Estatuas de Tara

Recebem ampla formação tradicional além de promoverem  debates sobre temas filosóficos, onde todos participam.

uma das escolas do mosteiro

paineis solares usados no monasterio

Recentemente , começou a funcionar no monastério, uma pequena faculdade de TANTRA,  sob a supervisão do professor da faculdade Gyumed no sul da Índia.

A programação é muito especial  e os monges aprendem como  fazer os rituais, canto , dança ritual e também  estudam os textos tântricos em detalhes . Faz parte dos ensinamentos, instruções de como receber e ajudar os visitantes , que vem ao mosteiro para  cursos e retiro espiritual .

Os monges e monjas se reúnem  duas vezes por dia para as orações dedicadas ao bem-estar e felicidade de todos os seres vivos.

 Nem todos os monges que chegam a Kopan, estão interessados em seguir uma carreira monástica. Depois de terminar a série de estudos, os que desejam dedicar suas vidas ao exercício de atividades religiosas podem fazê-lo,  sob a orientação de professores qualificados e mestres de meditação.

 

Todas as instalações, alojamento, alimentação e educação no mosteiro são totalmente gratuitas para todos os monges e monjas. Assim todos que desejarem seguir a   a vida religiosa  terão as condições e oportunidades.

ensinamentos

As  despesas são financiadas  através do programa de cursos de meditação para os visitantes estrangeiros, bem como através de um sistema de patrocínio em que as pessoas  contribuem, com doações,  para as despesas   com a  manutenção do monastério.

alguns participantes de um retiro espiritual

 Desde o início Kopan foi concebido , pelos seus fundadors  Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, como um local de estudo e meditação para os sangha dos Himalaia e os seus muitos estudantes estrangeiros.

Preservando até hoje essa tradição,  Kopan tornou-se um lugar único, um lugar de encontro entre Oriente e Ocidente, entre a vida religiosa e mundana. Um oásis para os milhares de visitantes estrangeiros, que buscam nesse local ensinamentos preciosos para alimento do corpo e do espírito.

Lama Rinpoche Amnyi

um dos grupos de estudos, no Mosteiro
Anúncios

Publicado em 27 de maio de 2010, em Nepal e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Ola! Gostaria de receber informações sobre os próximos cursos para estrangeiros.
    Obrigada.

  2. oi acho que vesitar este mosteiro,e se poder passar la uma temporada melhor,talvez seja uma boa esperiencia.

    • Ola Antunes. Obrigada pela visita ao Blog.
      O Monasterio de Kopan é um lugar muito especial. O Monasterio oferece diversos Cursos, ao longo do ano e quem participa pode se hospedarlá . É uma experiencia única e vale a pena.
      abs

  3. Tudo é muito fascinante e misterioso.
    Espero ter fôlego para digerir tanta beleza e cultura!

  4. Bom saber que ainda existem aqueles que buscam a transcedência mesmo em regiões tão longínquas.O complexo misticismo do Hinduísmo e do Budismo foi sempre uma barreira para o homem ocidental, acostumado ao racionalismo. Mas, a física quântica está mudando essa limitação. Maravilhoso local e seres muito especiais!

    • olá, estou a procurar um retiro espiritual, para mim, durante 12 dias. Podem dar-me mais alguma infomação sobre como me inscrever, quando há cursos ou momentos dedicados a pessoas estrangeiras, no mosteiro ? obrigada Natália Amado/ Portugal. e-mail: amado.margarida@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: