New DELHI E Old DELHI – Harmonia dos Contrastes

O portão da Índia, dando as boas vindas aos visitantes

Nesse “post”, através de belíssimas fotos, vocês vão conhecer um pouco do contraste entre a Nova e a Velha Delhi . Vão ter  uma pequena   idéia de como  o povo indiano vive e convive em mundos completamente diferentes , onde  as diferenças não são empecilho para que possam viver e conviver em paz e receber de braços abertos os visitantes .

A NOVA DELHI

perfil dos arranha céus de Nova Delhi

A beleza do país está justamente nesse contraste  onde  nada é escondido aos olhos  curiosos dos visitantes. Parece que está a dizer todo o tempo: “Nós somos assim”.

 Nova Delhi é o centro de governo e de administração. As duas cidades, Velha Delhi e Nova Delhi funcionam como uma só cidade.

Desde 1947 , Nova Delhi é a capital do país e foi também a capital da colônia britânica antes da independência (a capital anterior era Calcutá).

auto estrada

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida por seus bulevares amplos  cercados por árvores  e por abrigar diversas instituições e monumentos nacionais.

Nova Delhi, a direita um dos maiores estadios da Índia, capacidade de 100 mil pessoas

 

A modernidade da Nova Delhi, com seus arranha céus, amplas avenidas, condomínios, shoppings centers, estádios de futebol (são 64 no país e o de Nova Delhi tem capacidade para 100 mil pessoas) hotéis luxuosos, parques ecológicos, metrô, contrastam e convivem em perfeita harmonia com a Velha Delhi (Old Delhi) com seu tráfego caótico, mas onde todos se entendem, ruas estreitas e lotadas de pessoas, animais (sagrados), comercio ao ar livre, rikixás, tuc tuc…

Imponente edificio em Nova Delhi

Aeroporto - Vôos domésticos - Nova Delhi

Herança inglesa.

Mas, existe um elemento comum, um elo de ligação estreito e profundo,  entre os habitantes de ambas as Delhi – a DEVOÇÃO.

Metrô - Nova Delhi

 

Uma das estações do Metrô - New Ashok

Os deuses, e olhem que são milhões, estão presentes nos altares das casas e templos luxuosos, como nas casas simples, nos barracos e templos nas ruas da Velha Delhi.

ônibus em Nova Delhi

 

Um dos muitos Shoppings Center de Nova Delhi

as amplas avenidas de Nova Delhi

É essa devoção que une e torna esse povo único. Difícil para o ocidental entender a profundidade das crenças, os rituais, os milhares de festivais, o panteão de deuses e deusas, os  símbolos, mantras, cânticos…

Um dos belissimos templos hindús em Nova Delhi

templo Siki, em Nova Delhi

 Difícil entender também a simplicidade, despojamento, desapego, religiosidade, respeito, união que faz parte e é parte dessa sociedade de mais de um bilhão de pessoas, onde a família é um bem precioso e os mais velhos reverenciados, respeitados e obedecidos. São os sábios e suas decisões não são questionadas.

Em primeiro plano, a Residencia Oficial do Presidente da República - Nova Delhi

Parlamento Indiano - Nova Delhi

Muitos  ocidentais que chegam para visitar país, não estão preparados para esse “encontro”. Questionam  a cultura e hábitos milenares, comparando as diferenças entre seus países e a Índia, esquecendo que  esse povo milenar  resistiu a diversas invasões sem perder a essência da sua cultura, preservada ao longo dos milênios.

Alguns criticam o comportamento  e a forma de ser dos indianos, olham e criticam a “sujeira” nas ruas, os animais que andam tranquilamente sem serem importunados pela cidade. Que perda de tempo!!!

A VELHA DELHI 

Vista Geral de Old Delhi

Reclamam dos engarrafamentos, das gorjetas (obrigatórias), quando lhes é prestado um serviço, etc, etc, etc  , fazem ironia com a história dos deuses e depreciam os rituais , em vez de voltar seus olhares para a beleza e a riqueza dessa cultura ancestral que tem muito a ensinar.

Old Delhi. Ao fundo a maior mesquita da Índia, Jama Masjid

Comercio em Old Delhi

Desconhecem (!!)  que no país, a maioria do povo vive de trabalhos informais (há alguma novidade nisso, para nós brasileiros?)  As gorjetas são a única  renda dessas pessoas,  por isso o turismo é uma das importantes fontes de divisas para o país. 

Ter a mente aberta para o inusitado e poder usufruir dele. Esse é o lema para que os visitantes possam  aproveitar  toda a beleza  e riqueza desse país pleno de magia, mistérios, história, tradição e muito mais. 

Onibus em Old Delhi

Cinema

Compreender que as pessoas, em todo o mundo, tem costumes e hábitos diferentes e que não são melhores, nem piores, são iguais a nós.

Visitar a Índia é de fato um grande aprendizado.

Bairro residencial em Old Delhi

Old Delhi e a mesquita Jama Masjid em primeiro plano

O trafego de Old Delhi

Ghandi dizia que nunca devemos  perder a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. 

comercio ao ar livre

A Índia, para aqueles que sabem “olhar” é um grande oceano de água pura e límpida. 

NOVA DELHI

OLD DELHI

 

 

Anúncios

Publicado em 10 de junho de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Estou de malas prontas para voltar a India, pais que AMO e RESPEITO.
    O olhar de amor de seus habitantes,a convivência pacífica entre seres humanos e animais me encantam. A docilidade soberana de seres humanos tão cruelmente julgados faz com que eu os reverencie e aprenda MUITO com eles.
    Nós somos atrasados. Eles são sábios.

  2. lindo. eles e que sabem viver. devemos exercitar mais o amor, assim aceitariamos os nossos irmaos exatamente como sao. somos diferentes porem todos semelhantes. e ademais e um povo doce dedicado aqueles que querem bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: