MATRIMANDIR – TEMPLO DA MÃE DIVINA

Construído no centro da cidade de Auroville, em Pondicherry,  Sul da Índia , o nome “Matrimandir” palavra sânscrita, significa ,“O Templo da Mãe Divina”.

Está situado numa área ampla e aberta  chamada “Área da Paz”, a partir de onde a cidade se desenvolveu. Ele se ergue majestoso , como se estivesse prestes a levantar vôo, ante os olhos deslumbrados dos milhares de visitantes que o local recebe ao longo de todo a ano. 

O Templo é uma visão impar, cercado por 12 belos jardins, com sua grande variedade de flores, arbustos e árvores, convergindo para a estrutura central, tendo cada um deles um nome: Jardim da Existência, da Consciência, da Felicidade, da Luz, da Vida, do Poder, da Abundancia, da Utilidade, do Progresso, da Juventude, da Harmonia e da Perfeição.

Em cada um deles foram plantados diferentes tipos de vegetação e flores de cores distintas.

Existem ainda dois jardins especiais o da Unidade, onde foram plantadas flores vindas de toda parte do mundo e o Jardim do Amor, esse situado na entrada do Templo. 

A atmosfera em todo o entorno é quieta, cheia de força e de Paz e os visitantes enfrentam filas imensas e em completo silencio aguardam a sua vez de entrar no “santuário”.

a árvore sagrada Banyan

"Área da Paz"

Matrimandir foi construído pelos Aurovillenses e tem o formato de uma grande estrutura esférica lembrando uma nave espacial pronta pra decolar e alcançar o infinito.

Circundada por 12 pedestais, a abóbada central é coberta por discos dourados que refletem a luz do sol, com uma intensidade indescritível e que dá Matrimandir essa característica deslumbrante.

Entrada do Templo

uma das rampas de saida do templo

Foram utilizados cerca de 1.400 discos folheados a ouro para cobrir a abobada do templo.

Os quatro principais pilares que sustentam a sua estrutura  e suportam também a área interna onde está o grande cristal, foram colocados nas quatro direções, norte, sul, leste e oeste, significando os quatro aspectos de A Mãe , enumerados por Sri Aurobindo: sua personalidade (pilar sul), sua força (pilar norte), sua doçura e graça (pilar leste) e sua profunda sabedoria (pilar oeste). 

Uma grande rampa em forma espiral leva os visitantes ao topo da construção, a grande sala do cristal.

a rampa de acesso

a "Sala do Cristal"

Em uma ante-sala, meias de brancura imaculada são oferecidas aos visitantes, para serem colocadas, antes da entrada no Santuário.

A espaçosa Câmara Interior, localizada no topo da estrutura é completamente branca, com paredes de mármore branco, e atapetada de branco confundindo nosso olhar.

outro angulo da sala do cristal

  No centro do salão, um globo de cristal de vidro puro difunde um raio de luz do sol, guiado eletronicamente, que cai sobre este através de uma abertura no ápice da esfera.

Esse Cristal é considerado o mais puro, o maior e mais perfeito do mundo e foi manufaturado na Alemanha por Carl Zeiss.

Indescritivel a paz que sentimos lá dentro. Não há imagens, nem meditações organizadas, nem flores, nem incenso, nem religião ou formas religiosas.

local onde está coloado o cristal, em forma de flor de lótus

O silencio é tão grande que podemos escutar as batidas do coração. E em silencio absoluto permanecemos, enquanto estivermos lá dentro, sentados, reflexivos, extasiados.

O silencio

A sensação é de uma Paz que só pode ser sentida e não falada.  Matrimandir existe para “aqueles que querem aprender a se concentrar”. Apenas o silencio e concentração.

Um lugar para tentar encontrar a própria consciência.” Não é por acaso que Matrimandir é chamado pelos habitantes de Auroville de a “Alma de Cidade”.

 

No próximo post  vocês vão conhecer  AUROVILLE –  A Cidade Universal”,  local onde se ergue imponente o Templo de Matrimandir . Aguardem
Anúncios

Publicado em 17 de junho de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. MARIA CRISTINA MILLEO

    Gente que maravilha! É o verdadeiro paraiso na terra, a busca da harmonia, beleza, paz e respeito pelo ser humano é muito bem definida na estrutura da cidade, sem duvida nos leva a refletir em mudar ao nosso redor o nosso cotidiano e ri até é o proximo desafio de minha vida. Obrigada.

  2. acredite vc,é um gênio

  3. Deunice Magalhães Gomes

    SEM COMENTÁRIO, ESTOU EXTASIADA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: