Um pedacinho do paraíso nos Himalayas – Sri Aurobindo Ashram

Vista na trilha para o Ashram

Dando continuidade ao post anterior, onde falava de Auroville-  Cidade Universal, fundada pelo Mestre  Sri Aurobindo,  vou apresentar a vocês um outro lugar especial que visitei: o centro de Sri  Aurobindo  , no sopé dos Himalayas, na cidade de Nainital , Índia . Sri Aurobindo ,  um dos maiores mestres contemporâneos da Índia e sua companheira, conhecida como “A Mãe” , deixaram um importante legado para toda a humanidade.

Vista aérea do Ashram

  O Centro  Sri Aurobindo nos Himalayas é um lugar mágico , situado no alto de uma das verdejantes colinas no Vale de Kumaon, Nainital.

paisagem vista do Ashram

O caminho até o Ashram é íngreme  mas  um bom exercício para os visitantes que são recompensados ao chegar, com a belíssima paisagem que se descortina  a seus pés  , de todo o Vale.

pátio externo do Ashram

O local é simples e acolhedor e a temperatura, fria durante todo o ano, torna o lugar ainda mais aconchegante.Visitar esse lugar é um privilegio e poder estar lá alguns dias uma experiência inesquecível.

 

Atividades como  Yoga, meditação, palestras ,  aliadas a paz que reina nesse  local , proporcionam a cada visitante a possibilidade de dar um profundo mergulho em si, aprender a arte da perseverança,   satisfação e poder interno . Nas palavras de Aurobindo “Toda união entre as criaturas é essencialmente um reencontro consigo mesmo, uma fusão com aquele do qual nos separamos. É uma descoberta de si mesmo nos outros”.

a caminho do Ashram

O local não é aberto à visitação. Para poder estar lá é necessário solicitar permissão aos encarregados da administração do Ashram, em Nova Delhi, que dista cerca de 300 km de Nainital.

O Lago e a Cidade

 

A cidade de Nainital, é de uma beleza  extraordinária e fica  no sopé do exterior do Himalaya , no estado de Uttarakhand. É conhecida como “a cidade do lago” e tem  cerca de 50 mil habitantes .

Como a cidade não faz parte do circuito de turismo,  podemos transitar traquiquilamente por suas ruas, conversar com o povo, que como em toda a Índia é sempre atencioso e gentil.

os Himalayas vistos de Nainital

Está situada a cerca de  1900 metros  acima do nível do mar,  em um vale com um lago em forma de pêra, de aproximadamente dois quilômetros de circunferência , rodeado por montanhas, dos quais as mais elevadas são:  Naina  com 2.615ao norte, Deopatha 2.438 m , a oeste e Ayarpatha 2.278 m  ao sul.

Amanhecer

 Nainital está dividida em duas partes — Tallital, ou o sudeste do lago e Mallital, ou a parte norte do lago.  O lago é de fato o centro da cidade.

a noite em Nainital

 O Lago de Nainital é chamado Tri-Rishi-Sarovar, sugerindo a história de três sábios (ou rishi’ s), Atri, Pulastya e Pulaha, que, ao não encontrar água em Nainital, cavaram um grande buraco no local, que hoje é o lago  (sarovar= lago) e encheu-o com água do lago sagrado Manasarovar no Tibet .

outra vista do lago

Segundo a tradição, um mergulho no lago Naini, “o Manasarovar”, ganha valor igual a um mergulho no lago grande

a Cidade
os barcos que navegam no lago
a orla do lago

Templos, monumentos, palácios que contam a história desse lugar, fazem a alegria dos visitantes.

Hotéis, restaurantes, shopping centers, mercados tibetanos e indianos, também são lugares interessantes para os visitantes conhecer.

Monumento em homenagem a Ghandi
Palácio do Governador
O teleférico que leva os visitantes a lugares belissimos nas montanhas que cercam a cidade

Nainital era  um local que os ingleses , durante a ocupação da Índia, adoravam . O escritor inglês Jim Corbett,  falou da cidade ,onde  morou  por muitos anos , nos seus diversos livros.

A arquitetura da cidade

 A cidade é cercada  pelo verde, dos bosques e florestas e tem uma flora e fauna riquíssimas .

Os  visitantes podem conhecer a exuberância e diversidade desse paraíso,  percorrendo suas extensas e muitas vezes difíceis trilhas.  Mas com certeza o esforço é recompensado plenamente .

Uma das trilhas  é o caminho que leva ao Ashram do Mestre Aurobindo. Nesse local onde a Paz é soberana, todos tem possibilidade de internalizar as palavras imortais do Mestre:

 “Quando a mente fica quieta,
então a Verdade tem a chance
de ser ouvida na pureza do silêncio.

Vocês não fazem idéia da vastidão que existe dentro de vocês.
Este corpo parece pequeno,
mas ele é a imagem do universo inteiro.
Neste corpo existe um sol mil vezes mais brilhante que o sol externo.

Dentro do coração existe um centro de Consciência,
e dentro dele você pode enxergar o mundo inteiro.

Quanto mais ampla sua consciência se torna, mais você poderá receber do alto”.

Anúncios

Publicado em 12 de julho de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Olá… realmente é um lugar encantador, e mais ainda por estar ligado a Sri Aurobindo. A próxima viagem incluirá visita ao ashram de Nainital?

  2. Deunice Magalhães Gomes

    Quando abri este site, meu maior interesse foi o nome do Mestre Aurobindo. Eu leio tudo sobre ele, mas me encantei com este e-mail, minha reação foi a vontade de mostrar a todos o quevejo, são fotos riquíssimas. OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!!!

  3. Simone Assis Rosas de Aquino Viegas

    Realmente lindo este lugar. Fiquei extasiada com tanta beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: