Rishikesh – A Cidade dos Mestres

Vista aérea da cidade

Rishikesh é uma cidade mágica, onde “a paz fez morada e não quis se mudar”. E de  fato é essa a sensação que temos  ao estar ali,  vivendo uma experiência única .

Entrada do Ashram onde ficamos hospedados

Entrada do Ashram onde ficamos hospedados

Nessa cidade sagrada, chamada muito apropriadamente “A Cidade dos Mestres”,  temos tempo para refletir, para meditar, para nos banhar nas águas cristalinas do Rio Ganges, que tem a sua nascente nos Himalayas,  pertinho.

a beleza do Ganga

Temos tempo para conversar com as pessoas e ouvi-las, tempo para participar dos rituais ao entardecer( Aarti), às margens do rio sagrado . Temos  tempo para tudo , pois ali, o tempo deixa de ser passado ou futuro , o tempo  se torna o “agora”.

Rishikesh é assim, está além do tempo,  sempre a favor dos que de fato sabem  “olhar” e “sentir”.

A cidade está localizada no sopé dos Himalayas,  norte da Índia, sendo também conhecida como a “capital  mundial do Yoga”.   Historicamente, Rishikesh, teria  sido uma parte da lendária “Kedarkhand , um estado principesco,  no local onde  hoje se localiza   o estado de Uttarakhand(Garhwal)  fundado por Ajay pal (1358 -1370) .

Muitas lendas cercam sua história. Uma delas diz que o Senhor Rama fez penitência aqui para matar Ravana , o rei demônio de Lanka  e Lakshmana. Ele e  seu irmão mais novo cruzaram o rio Ganges , em um ponto onde tinha uma corda de juta , ” Lakshman Jhula . 

A ponte de corda de juta foi substituída por ferro-corda ponte pênsil em 1889. Depois de ter sido destruída  nas inundações de 1924, foi substituída por uma ponte pênsil mais forte ,  uma atração a parte  nessa cidade que recebe peregrinos e turistas de todo o mundo.

A cidade é um destino ideal para as pessoas que estão interessadas em meditação, yoga e outros aspectos do hinduísmo.  

ritual Aarti ( arati) ao entardecer

Ritual "AARTI" minha devoção a Lord SHIVA

Ritual “AARTI” minha devoção a Lord SHIVA

Para os aventureiros, Rishikesh é o local ideal  para iniciar suas expedições de trekking aos picos dos Himalayas e rafting.

Yoga

Em Rishikesh é  realizada anualmente,  no mes de fevereiro, a Semana Internacional de Yoga, que também atrai  participantes de todo o mundo.

É um evento importante no calendário da cidade  que  se prepara com cuidados redobrados  para receber os devotos e praticantes da Yoga.

 O sagrado rio Ganges flui através de Rishikesh.  Na verdade, é ali que o rio deixa a sua nascente, nas  montanhas dos Himalayas e corre  para as planícies do norte da Índia.

e o Rio fluiiiiiiiiiiiii

Em Rishikesh, a água do rio  límpida e transparente , estimula a maioria dos  visitantes a seguir os  costumes indianos, de  se banhar nas suas água em rituais de purificação , ou simplesmente  se refrescar e usufruir da magia  e da beleza desse local.

a agua límpida e transparente do Ganges, em Rishikesh

Banho no Ganges, nas suas aguas geladas e cristalinas. Uma sensação indescritível

Banho no Ganges, nas suas aguas geladas e cristalinas. Uma sensação indescritível

Segundo o hinduísmo, o rio Ganges está personificado na forma de uma deusa: Maa Ganga (mãe Ganges) ou Ganga Deví (deusa Ganga). Diz a  lenda, que esta deusa era a madrastra de Kárttikeia (o deus da guerra, e filho de Shivá e Párvati).

um “baba” ( mestre)

Sat Sang ( encontro onde o mestre responde a perguntas)

 Vários templos , antigos  e novos e uma infinidade de Ashram ( palavra sânscrita  – “aashraya”  que significa proteção,   comunidade  para promover a evolução espiritual , orientada por um mestre), podem ser encontrados ao longo das margens do Ganges em Rishikesh.

sadhu

Na cidade se concentra também, um numero enorme de “sadhus” (homens santos) .

as margens do rio…….

um dos vários templos as margem do Ganga

Os "cuidadores"  do Ashram
Os “cuidadores” do Ashram

Farmácia Ayurvédica

as escadarias (Ghates)

 Todos os dias ao entardecer, às margens do Ganga, acontece uma cerimônia muito especial – o Ganga Arati  Triveni (Aarti), que é muito  popular entre os  visitantes.

Refeição em um Ashram

Cantos,  musica, mantras e o ritual do fogo, culminando com a oferenda do fogo sagrado, em “barquinhos” com velas acessas que são colocadas no rio em honra a deusa Ganga e assim o sol pode retornar no outro dia.

Em Rishikesh, encontra-se  o  Kailas Brahmavidyapeetham Ashram, uma instituição dedicada a preservar e promover o tradicional Estudos Vedantas onde estudaram   personalidades proeminentes, tais como Swami Vivekananda , Swami Rama Tirtha e Swami Sivananda.

a cidade

 Foi em Rishikesh, que nos idos anos de 1068, os Beatles visitaram o agora fechado Ashram de Maharishi Mahesh Yogi s “em Rishikesh, onde  John Lennon gravou uma música intitulada “A Rishikesh Happy Song”.

Os Beatles fizeram cerca de  48 músicas durante seu tempo no ashram do Maharishi, muitas dos quais , aparecem no Álbum Branco. Vários outros famosos artistas, visitaram o local para contemplar e meditar.

o deus Shiva, às margens do Ganga

É um lugar especial onde a Paz é a personagem principal e os visitantes, peregrinos, devotos, são coadjuvantes que ali estão para aprender   a ser  as  “estrelas” de suas próprias vidas.

Publicado em 24 de julho de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Prima, a Índia é mágica e Rishikesh, pelo que vejo das fotos e depoimentos, também é. Só de ver essas fotos, eu me arrepio. Hari Baba! Quando voltar de lá, terei muito para lhe contar. Obrigado pelas dicas e por tudo. Beijo, Cláudio.

  2. Eu amo este lugar é mágico quero voltarrrrr

  3. Amei rever Rishikesh. Foi um dos lugares que realmente senti esta paz.
    Bjs
    Su

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: