BAREFOOT COLLEGE – O Colégio dos pés descalços

Um pequeno grupo de espíritos determinados possuidores de  uma fé inquebrantável na sua missão pode alterar o curso da história.  (Mahatma Gandhi )

 

Bunker Roy, fundador de Barefoot

  Visitei lugares muito especiais, ao longo das minhas caminhadas pelo mundo. Um deles, sem sombra de dúvidas foi o Barefoot College, no Estado do Rajastão, Índia.

um dos prédios

 Fundado por uma pessoa muito especial, Bunker Roy , em 1972, Barefoot College é uma organização não governamental  que tem como propósito prover serviços básicos e soluções para os problemas das comunidades rurais da Índia com o objetivo de torná-las auto-suficientes e auto-sustentáveis.

Barefoot College em Tilonia - India

A simplicidade  das construções e das pessoas contrastam com a obra magnifica realizada por essa Instituição  que beneficia mais de 100 mil pessoas do entorno , onde está localizada a sede de Barefoot e tem voz nas Nações Unidas.

Salão multimidia

Biblioteca

sala de informática

As chamadas “soluções ” promovidas em Barefoot podem ser categorizadas em: energia solar, água, educação, cuidados com a saúde,   comunicação, artesanatos rurais, direitos da mulher, desenvolvimento de terras não cultivadas.

paineis de energia solar que abastecem a instituição

Barefoot acredita que  é um mito pensar que o desenvolvimento das comunidades rurais pobres requer pessoas com diplomas formais e qualificações especiais para qualquer atividade rural desenvolvida  ter sucesso e sustentabilidade.

Visitantes ilustres - Rainha Silvia

Principe Charles e Bunker Roy, em Barefoot

 Acredita que o desenvolvimento  deve  ser baseado  na mão de obra de seus próprios habitantes e bem dirigida pelas pessoas beneficiadas por seus serviços.

construindo os painéis solares

aprendendo

Portanto, todas as iniciativas  desenvolvidas em Barefoot , não importa se sociais, políticas ou econômicas, são planejadas e implementadas por uma rede de pessoas homens e mulheres que são conhecidos como “Profissionais de Barefoot”.

 

aula noturna , com lanterna solar

Foi projetado e construído por uma equipe de arquitetos “iletrados” de Barefoot, engenheiros solares e hidráulicos. Barefoot coleta água das chuvas e tem uma cisterna subterrânea  que armazena  cerca de 400 mil litros de água .

construções da instituição

uma das enfermarias simples, que atende gratuitamente a todos

Bunker Roy em sua sala de trabalho

artesanato

A loja que vende o artesanato feito pela comunidade

Todos os equipamentos são movidos a energia solar, computadores, máquinas fotocopiadoras, centro de mídia, 700 lâmpadas e  ventiladores da área administrativa, salas de aula, laboratórios, etc.

as mulheres com vestimentas tipicas da região

Viajavam mais de 10 km para buscar água. Hoje Barefoot construiu "bombas dágua e facilitou a vida de milhares de pessoas

as bombas d'água

O homem e a mulher da zona rural, a despeito da idade, que podem  ser analfabetos ou quase e que não tem  esperança de conseguir  nenhum tipo de trabalho para o governo, por mais simples que seja, são treinados  para se tornarem professores , doutores, dentistas, trabalhadores de saúde, engenheiros solares, arquitetos, mecânicos artesãos, designers, comunicadores, carpinteiros contadores, etc. 

O "Parlamento das Crianças" Cada uma representa um Ministerio e trabalham durante o tempo da sua "gestão" junto a comunidade tratando de levantar os problemas da sua "pasta" e trazem para serem discutidos junto aos dirigentes de Barefoot. Iniciativa inédita no mundo

Os "Ministros Mirins"

Com uma liderança, encorajamento e espaço para crescer e exibir seus talentos e habilidades, pessoas consideradas “comuns” e discriminadas pela sociedade, conseguem fazer coisas extraordinárias difíceis de descrever.

as marionetes (pumpets) tradicional no estado do Rajastão onde está localizado Barefoot. Os artesões da instituição fabricam os bonecos e fazem apresentações para os visitantes e também são convidados a levar sua arte a eventos no exterior,

  Barefoot College é a única “escola” que trabalha totalmente com energia solar  construída por pessoas “não letradas” e gerenciada por elas. Um dos poucos lugares da Índia onde o trabalho e estilo de vida do grande lider Mahatma Ghandi estão vivos e pulsando no coração de todos , diz seu fundador.

a tecelão e seus produtos. Barefoot compra o artesanato produzido pelos habitantes dos vilarejos a preços justos e os revende no exterior. Dai o lucro que é reinvestido para melhoramento das instalações e na produção do artesanato

 

 

 

A instituição estendeu seu programa de  treinamento informal para ensinar a um numero cada vez mais crescente de mulheres  a se transformaram em engenheiras solares, para toda a Índia bem como para diversos países do mundo.

levando a energia solar para os himalayas

Hoje esse programa cobre mais de 200 vilas situadas em lugares remotos e já treinou mais de 80 mil pessoas em países como Sierra Leone, Gambia, Mali, Bolivia, Cameroon, Tanzania, Senegal, Mauritania, Malawi, Kenya , Nepal and Ethiopia.

          A filosofia adotada pelo Barefoot College faz mais do que apenas ensinar  os  avanços da tecnologia a essas pessoas . Eles “empoderam” essas pessoas pobres, analfabetas na sua maioria, especialmente as mulheres, que retornam à suas aldeias e vilas com “o conhecimento” que vai repassar para toda a comunidade.

 Barefoot College é um exemplo para o mundo. Mostrando que a falta de estudo não é um obstáculo para que as pequenas vilas e comunidades nos mais distantes locais se desenvolvam e que  as mais sofisticadas tecnologias possam ser disseminadas por seus  habitantes, homens e mulheres que mal sabem ler e escrever. “É a única escola onde diplomas  e doutorados não são considerados importantes porque a verdadeira qualificação é aquela com as quais podemos julgar as pessoas: sua honestidade, integridade, compaixão, caráter, criatividade e habilidade para tratar e trabalhar  sem nenhum tipo de discriminação”, diz e faz Bunker Roy.

Embora na Índia exista culturalmente, o sistema de "castas" , sendo que no interior do país ainda é mais rígido, em Barefoot todos tem os mesmo direitos, são iguais e se sentam lado a lado

Perguntei  ao fundador , quando lá estive  “Bunker, depois da fundação de Barefoot, você tem ainda algum sonho? Ele me respondeu sorrindo. “ Quando eu deixar de sonhar não estarei mais entre os vivos”.

Bunker Roy exemplo de vida, exemplo de pessoa humana, exemplo de simplicidade e grandeza

 Vejam no link abaixo um vídeo , em portugues, sobre Barefoothttp://www.youtube.com/watch?v=lKS-e95wXmw

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em 2 de setembro de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Gostaria de parabenizar esta iniciativa e gostaria de levar um curso de biojoias feito de palha de milho de fibras e sementes, poderia ajudar a essa comunidade.Trabalho no Servico nacional de aprendizagem rural SENAR e trabalho com cursos nas áreas rurais e assentamentos e muitas vozinhas (avo) cheias de esperanças. Simone

  2. Uma alegria imensa senti em ver e ler sobre os Pés descalços.Trabalho com Educação Profissionalização, e acredito neste método aplicado em comunidades. Sei que a causa do sucesso é porque eles querem mudanças.
    Sucesso!!!
    Fátima
    Instrutora de Turismo Rural

  3. Meu Deus!
    Que presente eu recebi por conhecer façanha tão maravilhosa!
    Estou aqui chorando, tentando compreender como ainda boa parte de nós, vivemos isolados em nosso “mundinho” ilusório, sem nenhum sonho real que nos movimente a existência!
    Embora eu não possa me considerar “à toa”, ainda posso fazer muito mais, e essa postagem renovou minhas energias para seguir em frente.
    Muito, mas muito obrigada mesmo!

  1. Pingback: A ADMIRÁVEL ATIVISTA SOCIAL INDIANA ARUNA ROY | Viagens Culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: