Universidade Espiritual Brahma Kumaris – Monte Abu – Índia

“A vida é um dom. As nossas qualidades naturais, como amor, paz, felicidade e harmonia devem ser compartilhadas com a comunidade, a família e com a escola.” ( BK Mohini Punjab)

OM SHANTI

Universe Hall

Nas minhas andanças pela Índia, tive o privilegio de conhecer e me deslumbrar com o magnífico trabalho de muitas instituições que beneficiam milhares de pessoas. Desenvolvem um trabalho de total dedicação e profunda devoção e que, apesar  da enorme diferença entre as classes sociais do país (dividido em  castas),  conseguem ir além desses limites e construir obras monumentais, que se expandiram  além  fronteiras .

Neste Post vou apresentar a vocês uma dessas instituições, onde,  tive a oportunidade e o privilegio de praticar, ao longo de cerca de 16 anos, sua filosofia de paz e harmonia, que mudaram minha vida – a Organização Brahma Kumaris.

vista aérea do "campus" de Shantivan

 É uma filosofia espiritualista, que surgiu  na Índia em 1937, com o objetivo de promover valores humanos, morais e espirituais universais, tendo como seu fundador Lekhraj Kripilani, que se tornou conhecido como Brahma Baba. Hoje a instituição  está presente em mais de 100 países. A meditação (Raja Yoga) é o eixo principal e através da sua prática diária,  capacita  a pessoa para  ficar livre das tensões mentais, atingir um alto grau de concentração,desenvolver   pensamentos positivos para  ter um estilo de vida com sabedoria. 

meditation hall

Lekhraj Kripilani nasceu num lar humilde, em 1876, filho de um professor primário do vilarejo onde vivia e foi educado de acordo com as disciplinas da tradição hindu. Não seguiu a carreira de seu pai, mas decidiu tornar-se um mercador de jóias, o que lhe rendeu uma fortuna considerável trabalhando com diamantes.

Brahma Baba , o fundador

Em 1936, aos 60 anos, Dada Lekhraj entrou na fase mais ativa e fascinante de sua vida, quando se tornou conhecido como Brahma Baba. Idealizou e organizou  um comitê de 8 mulheres (a maioria nos seus 20 anos) para administrar o que, mais tarde viria a se tornar a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris. Por 14 anos, experimentaram um treinamento intenso em todos os aspectos de uma vida espiritual baseada em vegetarianismo, celibato, não fumar nem beber álcool, e meditação regular.

as "dadis"tendo ao centro a dirigente mundial "Dadi Janki"

 Em 1950, Brahma Baba escolheu  um local para  iniciar formalmente esse projeto então embrionário, Monte Abu, um lugar tranqüilo e silencioso, aninhado no alto das montanhas Aravali do Rajastão. Seu nome popular é “Madhuban”, que significa  “Floresta de Mel”.

A Floresta de Mel - Madhuban

Campus de Madhuban

Em 1952, foram abertos os primeiros centros fora de Monte Abu, em  Bombaim e Nova Delhi .Durante os 20 anos seguintes, cerca de 400 centros da Universidade Espiritual  foram estabelecidos por toda a Índia.

Sede da Brahma Kumaris no Brasil - São Paulo

Sede em Londres

Em 1971, iniciou-se a expansão mundial, começando pelo Reino Unido e  Hong Kong, que desencadearam  um crescimento consistente e progressivo, tanto geograficamente como em número de integrantes.

Atualmente, a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris – UEMBK está presente de forma oficial em 103 países e desenvolve atividades, sem sedes, em outros 25 países.

 A CIDADE DE MONTE ABU

A cidade de Monte Abu,  é caracterizada por seu mercado e lojas empoeiradas situadas em pequenas e estreitas ruas, vendedores anunciando aos gritos seus produtos, vacas sagradas caminhando  entre as pessoas, características das cidades na Índia, principalmente no interior do país.

o mercado da cidade

o colorido dos tecidos da região

o Lago Lakki

O  indiano, em geral,  é um  povo hospitaleiro, amigável e trabalhador e no  Rajastão ainda conserva a marca de sua tradição milenar – os homens utilizam turbante enrolado na cabeça e as mulheres os seus saris ( vestes típica) coloridos e se enfeitam com  jóias tradicionais.

nativos da região com suas vestes coloridas

Entretanto, uma pequena caminhada leva os visitantes para fora desse  labirinto de atividades em direção a um local  de tranqüilidade e reflexão, cujo ambiente emana uma sensação de encantamento, onde a Paz fez morada permanente, Monte Abu,  Sede Internacional Mundial da Brahma Kumaris.

Direitos Humanos

A UEMBK é uma organização internacional não-governamental (ONG) com status consultivo geral no conselho econômico e social das Nações Unidas desde 1998 e no UNICEF desde 1983. Também está afiliada ao departamento de Informação Pública das Nações Unidas.

grupo de colaboradores

Atualmente está presente de forma oficial em cerca de 103 países , incluindo o Brasil e realiza. um amplo trabalho e programas educativos que melhoram a qualidade de vida dos indivíduos, da família e da comunidade, independente de cor, gênero, idade e tradições políticas e religiosas. Está engajada também em diversos projetos em nível internacional.

meio ambiente

educação

 O complexo de instalações da Sede da Organização é composto por 3 campi:  Madhuban, o campus original Gyan Sarovar e Shantivan . Além desses complexos  faz parte da Organização, o Jardim da Paz e o Global Hospital &Research Center.

Campus de Madhuban , que significa  Floresta de Mel , ao longo das últimas décadas, passou por uma grande expansão – complexo de dormitórios, unidades residenciais, espaços de meditação e prédios com recursos de telefonia, refeitório, escritórios administrativos, livraria e dispensário – mesmo mantendo seu acolhimento familiar.

UNIVERSAL HARMONY HALL - ENTRADA

 

Diamond Hall

 

interior do Diamond Hall

O Auditório da Paz Universal, com capacidade para 3 mil pessoas, abriga regularmente conferências internacionais desde 1983. Os refeitórios podem atender até 4 mil pessoas.

uma das cozinhas

preparando o alimento

 Campus de  Gyan Sarovar  que significa Lago do Conhecimento é oficialmente conhecido por “Academia para um Mundo Melhor’. O nome Gyan Sarovar é originário de ‘Mansarovar’, que se refere a uma lenda sobre um lago no qual todos aqueles que nele se banhavam saíam transformados em anjos ou fadas.

O lago do conhecimento – Gyan Sarovar

vista aerea do campus de Shantivan

Foi inaugurado em 1996, durante a celebração dos sessenta anos da Organização e oferece  programas que abordam assuntos como: capacitação do indivíduo, autogestão, pensamento positivo, meditação, espiritualidade prática e liderança organizacional. 

Localizado também em Monte Abu (a quatro quilômetros de Madhuban) tem uma área de  25 acres de terra, onde as construções não alteraram a topografia natural da região e nem causaram danos ao meio ambiente:Auditório da Harmonia Universal (Universal Harmony Hall), com capacidade de 1.600 pessoas e facilidade para tradução simultânea de mais de 16 idiomas.

Local de meditação em Shantivan

Sistema de aquecimento e refrigeração; sistema solar modular completo, composto por 24 placas solares parabólicas de 7,5 metros quadrados cada, com capacidade de prover 2 mil refeições por dia;  centro Internacional de Aprendizagem Avançada, composto de 13 salas para seminários, com capacidade variando entre 75 e 150 pessoas cada;  acomodações com alojamento confortável para 250 pessoas; cúpula de Meditação com moderna  design, feita  de tijolos de barro estabilizados sem vigas.

Parque da Paz - entrada

Utiliza exclusivamente  energia solar e eólica  e possui um sistema de ventilação subterrâneo, que mantém a temperatura praticamente estável ao longo de todo o ano;Cozinha e refeitório com capacidade de servir 1.200 refeições ‘satwic’ vegetarianas por turno.

 

Museu espiritual

Sistema híbrido solar-eólico-diesel de 10 KW com gerador de reserva capaz de manter ativo por 24 horas os sistemas de telefone e audiovisual da Academia.

a tranquiliadde dos corredores

A planta de tratamento de esgoto é capaz de tratar 200 mil litros de água utilizada pelas cozinhas, banheiros e lavanderia, sendo que cerca de 80% desta água é novamente disponibilizada para uso.

a beleza da natureza

Na área existem 15 mil árvores frutíferas e jardins com verduras e legumes irrigados por meio de um sistema de reciclagem de água, armazenada em 3 lagos artificial.   

energia solar painel

Em 1996, a Academia foi reconhecida entre as Melhores Práticas em Assentamentos Humanos apresentada ao Habitat II, a segunda Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos realizada em Istambul, na Turquia.

meditação

a tranquilidade do lago Nakki

 O campus de  Shantivan – A Floresta da Paz , fica localizado na planície antes da subida a Monte Abu, logo antes de Abu Road,  à margem esquerda da estrada .

campus de Shantivan

Esse complexo de edifícios foi construído devido à crescente expansão das atividades da Organização  Brahma Kumaris, em especial nas áreas de educação e treinamento espirituais. O campus possui locais  para realizar grandes conferências, retiros e encontros espirituais, além de ter um moderno sistema de comunicação, transporte, ampla cozinha e refeitório, ruas bem pavimentadas, eletricidade e energia solar.

centro de retiro "Om Shanti"

A principal atração de Shantivan é um enorme auditório chamado de Diamante (Diamond Hall) , construído em celebração ao Jubileu de Diamante da Organização com  capacidade para acomodar 20 mil pessoas.

Global Hospital & Research Centre

O complexo inclui um auditório principal de conferências para 1.200 pessoas, além de seis auditórios menores que acomodam 350 pessoas cada, destinados  para aulas, seminários, trabalhos em grupo, dentre outras atividades, dois salões para meditação e um museu espiritual no campus. Shantivan possui uma capacidade para acomodar 15 mil visitantes em suas instalações.

Dadi Janki, atual dirigente mundial

Tem o maior sistema de energia solar em toda a Índia, que provê vapor quente para cozimento e, juntamente com a energia eólica, eletricidade para o funcionamento de computadores, telefonia e sistema de iluminação emergencial.

Torre da Paz - Madhuban

 O Parque da Paz  fica a cerca de 8 quilômetros do campus de Madhuban oferece um ambiente recreativo, com diversos campos e quadras de jogos, áreas de piquenique, balanços e locais para caminhada. Localizado entre dois picos famosos das Montanhas do Aravali – Guru Shikhar, um famoso local de peregrinação espiritual, e Achal Garh – o Parque da Paz é um oásis de beleza natural.

Jardim da Paz

 O Global Hospital & Research Centre, foi fundado em 1990 trazendo para  uma das áreas menos privilegiadas da Índia,  serviços de saúde modernos, holísticos, de alta qualidade em um ambiente tranquilo e rural.

O hospital oferece consultas e tratamentos gratuitos ou subsidiados a cerca de 100 mil pessoas, das quais cerca de 54 mil são residentes tribais habitando 855 aldeias primitivas. O hospital é gerenciado e dirigido por um conselho filantrópico estabelecido e apoiado por membros da Brahma Kumaris.

meditação ao entardecer

Os alunos da Brahma Kumaris incorporam uma ou várias destas práticas em seu estilo de vida segundo seu próprio entendimento e vontade. Estas práticas nunca se colocam como uma condição obrigatória para estar participando dos cursos e seminários que a BK oferece.

“OM SHANTI

Tem sempre um Centro de Meditação perto de você: visite o site e encontre. http://www.bkwsu.org/brazil

Anúncios

Publicado em 6 de novembro de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. kelli cristina oliveira theophilo de souza

    Já frequento o BK do Brasil especifícamente em Salvador capital da Bahia e só tenho que agradecer ao excelente trabalho feito, pois ajudou muito no meu tratamento de depressão. Kelli

  2. Om Shanti.
    Tive apenas um pequeno contato com um Senhor que me falou de BK, estou indo a India e gostaria muito de conhecer e passar alguns dias num centro BK, sera que consigo?
    Paz e Luz
    Linda Jlle-SC

  3. marilisa a burattini

    o pedaço de paz do mundo.

  4. Muito obrigado por fazer e partilhar esta reportagem. Gostaria muito de um dia conhecer este lugar maravilhoso.
    Om Shanti
    Glória Santos
    Moçambique-Maputo

  5. silvio espindola

    boa noiteicar, sou de Curitiba, sou espirita e tive o previlegio de ter a marcante experiencia de ter sido escolhido para a fm 7 dias em monte abul, voltei outra pessoa em todos os sentido, principalmente da carne, que passei a quase nau comer, adorei as pessoas, todas sem excecao, mas o povo e a cultura indiana me fascinou, Silvio Espíndola de Curitiba;PR

    • Ola Silvio

      Obrigada pela visita ao Blog. Fico feliz que tenha conhecido esse paraíso na terra Madhuban, lugar de paz, harmonia e reflexão. É de fato uma experiencia inesquecível pisar naquele lugar sagrado e pleno de devoção.
      namastê

  6. Teresinha Teixeira Caseri

    Mhavena
    Também sou uma alma,mas ainda estou engatinhando,sou apenas um bebe
    diante de tanta sabedoria e beleza.Mas mesmo sem nunca ter ido à India,
    sinto-me parte dela,e em minhas meditações,junto-me a voces,aí no alto das
    montanhas.On Shant

    • Ola Teresinha,

      Obrigada pela visita ao Blog. A intenção é partilhar um pouco a sabedoria e a beleza desses lugares sagrados. Mas, uma coisa importante, a beleza na realiade está dentro de nós e é a partir dela que podemos enxergar tudo que está externo. Pelo que senti você traz em si a beleza e a sabedoria. Por isso pôde ve-la
      Namastê

  7. Verônica Rodrigues

    Om Shanti!
    Também sou aluna da BK por mais de 10 anos, mas estou longe de ser como almejo, por isso, a curisidade de saber como é lá. Amei o foto de você ter registrado tudo e nos trazer um pouco dessa sensação maravilhoso que é ser e fazer parte da BK, ainda mais nesse lugar mágico que é a Índia.
    Parabéns!!!!!

  8. Uma maravilha de reportagem. Faço parte desta instituição há 12 anos e entendi o que é ser feliz. Sou muito feliz, mesmoooooooo Eliane

    • Om Shanti Eliana
      Fico feliz que visitou o Blog e gostou. A materia foi uma forma de dizer obrigado e divulgar mais ainda esse trabalho maravilhoso que é realizado pela B.K.
      Você é de que estado??
      Paz
      Maria Helena

  9. amanda cavalcante rodrigues

    A história da BK é sensível e toca a nossa essência, a alma. Sou feliz por ter dito contato com a instituição em um momento que precisava de algo libertador como é a prática da meditação.
    Meditar e participar das atividades da Instituição em Palmas Tocantins tem feito de mim uma pessoa melhor e mais confiante na vida e nas pessoas. Isso porque a lembrança de Deus é o que nos torna melhores.
    Obrigada a BK.
    Amanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: