O TEMPLO DOURADO – Santuário dos Sikhis – Índia

Hoje vou apresentar a vocês mais um lugar especial e importante dentro da cultura hindu, particularmente aos seguidores do Sikismo

  O TEMPLO DO OURO

  O sikhismo ou siquismo é uma religião monoteísta fundada em fins do século XV no Punjab,   pelo Guru Nanak (1469-1539) , atualmente dividida entre o Paquistão e a Índia.

A  religião tem muitos adeptos nesse país de múltiplas facetas. Seu  número  é estimado em cerca de 23 milhões, em todo o mundo, o que faz do sikhismo a quinta maior religião mundial em número de aderentes. Desse total,  cerca de  19 milhões vivem na Índia, concentrados, em sua maioria, no  Panjab.

Em  uma das cidades, dessa região da Índia, Amritsar,  encontra-se  o santuário, tema deste post  – O TEMPLO DE OURO ou Harmandir Sahib, o mais importante lugar de culto dos sikes e uma das mais antigas gurudwaras sihkis. 

 “Gurdwaras” ,  que significa “a Porta do Mestre” é o nome que os templos sikhs  recebem , uma anglicanização da palavra “gurdvârâ”.  Nos templos, o lugar de honra é ocupado apenas com livro sagrado, que fica exposto  em  uma espécie de altar , onde os devotos prestam homenagem, pois não existem imagens.

  O santuário de Harmandir Sahib foi construído com quatro entradas  ,significando a importância da aceitação e da abertura e simbolizando a capacidade  de dar boas-vindas para mostrar,  que cada religião ou fé é autorizada a entrar nele para meditar ou simplesmente ouvir as orações pela paz.

O Arco do Darshani Deorhi, uma das portas de entrada

 A sua construção foi concebida  como um lugar de culto para homens e mulheres de todas as posições sociais e de todas as religiões para ,de maneira igual , virem ao templo e adorar a Deus.

O Templo de Ouro com a Torre de Rlogiso ao fundo

 Os visitantes, entretanto  devem trazer a cabeça coberta, descalçar os sapatos e lavar os pés antes de entrarem .

 

À entrada dos templos  são distribuídos   lenços para cobrir a cabeça e é disponibilizado um  local para guardar os  sapatos. O Santuário Harmandir Sahib  recebe  mais de 100.000 visitantes em dias de semana , sendo o destino número um para residentes não-hindus em toda a Índia. Atrai tantos visitantes quanto o  Taj Mahal em Agra.

piso no interior do templo

A pedra fundamental do Templo   foi colocada em dezembro de 1588 e a construção  foi concluída em 1604 . O templo é rodeado por um grande Sarovar (lago artificial), conhecido como o AmritSar (Lago de Água Benta ou Néctar Imortal).

Os devotos Sikhis e suas espadas, um dos simbolos da religião

Um enorme  arco , com  62 metros de altura por seis de largura, o Darshani Deorhi, está  voltado para a ponte que conduz ao Harmandir Sahib. No interior do complexo do templo existem vários santuários dedicados aos

refeição dos peregrinos

Lavagem das mãos

Gurus sikhis do passado, aos santos e mártires. Existem também muitas placas memoriais que celebram acontecimentos históricos sikhis, santos, mártires e inclui inscrições comemorativas de todos os soldados sikhis que morreram na luta contra as duas Guerras Mundiais.

Multidão de devotos para visitar o Templo

A cupula do Templo

As placas douradas que cobrem o exterior do piso superior e cúpulas do “gurdwara”, assim como suas requintadas peças de mármore foram feitas sob o patrocínio do marajá Ranjit Singh, o líder do Império Sikh do Punjab. O marajá foi um grande doador de riquezas e materiais para o santuário e é lembrado com muito carinho pelas pessoas do Punjab em geral, e pela comunidade sikhi, em particular.

A maioria dos sikhis visita Amritsar e o Harmandir Sahib, pelo menos uma vez durante a sua vida, principalmente durante ocasiões especiais, como aniversários, casamentos, nascimentos de filhos, etc. È uma peregrinação similar a que acontece em Meca, entre os muçulmanos.

Cidade de Amritsar, entrada

Universidade

Aquela região , ao longo da história , sempre viveu períodos conflituosos.Em meados do século XVIII, o templo foi atacado pelos afegãos, e teve de ser praticamente reconstruído na década de 1760. Contudo, em resposta, um exército sikhi foi enviado para perseguir e destruir a força afegã.

Arco de entrada na cidade

 

a cidade

Eles receberam ordens de não ter misericórdia e evidências históricas sugerem que assim foi feito. As duas forças encontraram-se a oito quilômetros distante de Amritsar, onde o exército invasor de Jahan Khan foi destruído e ele mesmo foi decapitado pelo comandante dos Sikhis,  Sardar Dayal Singh. 

Marco dos conflitos

A cidade de Amritsar no estado do Punjab e  situa-se 217 km  a noroeste da capital do estado, Chandigarh e 32 km  ao leste de Lahore , Paquistão e, portanto, muito próximo da fronteira ocidental da Índia com o Paquistão .

Cerimonia da fronteira

Complexo do templo

As principais atividade da cidade  incluem o turismo, carpetes e tecidos, produtos agrícolas, artesanato , comércio e serviços de engenharia de luz ,   conhecida pela sua gastronomia e cultura. Tornou-se o centro industrial do Punjab, devido à sua proximidade com a fronteira indo-paquistanesa. 

Na época da independência da Índia, 1947, parte da Índia foi desmembrada e formou o  Paquistão.Esse fato  teve um efeito  profundo sobre a demografia, economia, estrutura social e cultura de Amritsar porque o estado de Punjab foi dividido entre a Índia e o Paquistão e Amritsar se tornou uma cidade de fronteira, muitas vezes na linha de frente das guerras entre os dois países .

O local já sofreu diversos ataques terroristas , mas não perdeu o seu encanto e a magia não apenas para os devotos, mas também para os milhares de visitantes. Por essa razão, o Governo decidiu instalar um circuito fechado de câmeras de televisão em torno do Complexo Harmandir Sahib e foram também fortificados  alguns edifícios do entorno trazendo mais seguranças para a multidão que visita diariamente o santuário.

preparação do almoço no templo

Hoje  Amritsar está testemunhando um rápido crescimento urbano em razão de uma parceria realizada  entre o  Governo da Índia e o do Punjab,  para modernizar a cidade, com a  construção de estradas, água e esgoto, e um sistema de transporte coletivo rápido, entre outras.

O contraste entre a tradição e o moderno

Filiar do Walmart em Amristsar

Amritsar recebeu um grande  impulso também no segmento de imóveis residenciais e industriais,  pela decisão do governo de criar uma zona econômica especial lá. Cerca de uma dezena de centros comerciais também estão em diferentes fases de concretização. Um novo Centro de Convenções da cidade foi planejado e realizado, assim como os quatro hotéis cinco estrelas do grupo Radisson (inaugurados em 2008), o grupo de hotéis Taj, o Holiday Inn e do Grupo Marriott.

as torres de Ramgarhia

Para proteger a herança religiosa histórica e Amritsar, parte do orçamento é dedicado à preservação de santuários religiosos na cidade. O Governo, com essas ações, visa criar condições para combater e minimizar os levantes religiosos e atos terroristas  que infelizmente,  são comuns na região.

a área do templo visto de cima

Visitar esse lugar é uma experiência única. Me emocionei profundamente, não apenas com  a  beleza da construção, erguida no meio de um “sarovar”, que brilha majestosa  refletindo a luz do sol em todo seu esplendor,  mas também com  a devoção das  pessoas que ali chegam.

 È um espetáculo a parte, poder olhar aquelas pessoas, vindas dos mais diferentes lugares da Índia, tranquilamente  misturadas com os turistas; os homens com seus belos e enfeitados  turbantes e as mulheres em seus coloridos  saris e sentir o respeito em cada gesto, a emoção em cada rosto, a tranqüilidade em cada olhar.

Anúncios

Publicado em 29 de novembro de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Quem sabe um dia ainda conhecerei este lugar! Vou agendar.
    Obrigada, muita paz

  2. Tatiana M. Dourado

    Encantada com o lugar. Parabéns, é um privilégio poder estar lá, como disse o texto, pelo menos uma vez na vida. Demais!

  3. hello I was luck to seek your Topics in wordpress
    your subject is outstanding
    I get much in your blog really thank your very much
    btw the theme of you site is really outstanding
    where can find it

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: