Arunachaleswara – Templo de Shiva

 Um lugar sagrado em honra a uma das divindades mais importantes do panteão de deuses hindus: SHIVA

Lord Shiva

Arunachaleswara, nome sânscrito, é um famoso templo Hindu e o maior templo dedicado ao deus Shiva na Índia e ocupa um lugar especial no reino Saivita É considerado como um dos cinco grandes templos, que , na tradição hindu, está associado com os cinco elementos básicos da natureza: Fogo, água, céu, terra e vento.

Vista Geral do Templo

Esse templo representaria a encarnação do deus Shiva como o elemento Fogo, representado pelo “Lingam” e está localizado na parte inferior do morro Annamalai na cidade de Thiruvannamalai, região de Tamil Nadu , Sul da Índia.

uma das entradas do templo

A lenda diz que Shiva assume a forma de uma enorme coluna de fogo, cuja origem Bhramma e Vishnu não conseguiu rastrear.
O registro mais antigo conhecido sobre esse templo está nas obras do poeta Nakkirar ,do terceiro período Sangam Tâmil que remonta pelo menos 2.000 anos antes dos registros oficiais. Naquela época, o templo poderia ter sido apenas uma simples estrutura de madeira.

uma das torres

A atual estrutura de alvenaria e as “gopurams” (torres) em numero de 9, datam de aproximadamente 1200 anos. Esta data foi determinada a partir de uma inscrição na estrutura , feita durante o reinado da dinastia Chola, que governou no século IX dC. A inscrição dizia que o templo teria sido construído entre os séculos XVI e XVII pelos reis do império de Vijayanagara.

A área onde está construído o templo é enorme, cerca de 97.000 m 2 e suas torres tem uma altura de aproximadamente 66 m.

As grandes muralhas que circundam o templo possuem 4 entradas e oferecem uma visão magnífica deste vasto complexo. A parede maciça tem cerca de 30 m de altura.O templo é famoso pelas suas “ gopurams maciças” (torres) decoradas com a história da mitologia hindu. Um trabalho artesanal como só o povo indiano consegue fazer. Os construtores foram todos voluntários e fizeram o trabalho por pura devoção.

o tanque para purificação

Arunachaleswara é um lugar sagrado para os hindus e ali acontecem diversas celebrações importantes, dentro do calendário hindu, para celebrar as divindades.

O deus Ganesha

Um das mais importantes celebrações é na noite de Lua Cheia, quando milhares de peregrinos chegam até o templo para adorar e reverenciar Shiva, vindos de toda parte da Índia.

um dos muitos festivais que acontecem no templo

Parte do ritual é caminhar, de pés descalços ao redor da montanha sagrada, de Arunachala, que eles acreditam sejam a própria divindade encarnada .A circunvolução cobre uma distância de cerca de 15 km.

colunas decoradas com a história da mitologia hindu

Os devotos fazem também o “giro” em volta das muralhas do templo. Este caminho é realmente abençoado porque é usado por Shiva quando faz sua procissão.

Um dos lugares mais espetaculares do templo é o salão de mil pilares que foi construído por Krishna Devarayar de Vijayanagar .

as colunas do templo

Esculturas em tamanho natural, do touro Nandi, animal de Shiva decoram diversos salões do templo.

o templo se ergue majestoso

o templo e a montanha sagrada

As histórias contadas na região dizem que o templo de Arunachaleswara cresceu ao longo dos últimos 2.000 anos, a partir de uma cabana de palha sobre o santuário principal.

a "benção" de Ganesha (elefante)

Depois fizeram o templo com paredes de pedra e assim sucessivamente, em várias etapas até o complexo ficar totalmente pronto.

lingam

Lingodhbhavamoorthi

O templo também abrigou mestres reconhecidos e admirados. Mestre Sri Ramana Maharshi morou , tão logo chegou a cidade de Tirunnamavalai, em 1896, viveu lá por cerca de seis meses, até que se mudou para o pequeno templo de Gurumurthan.

celebração no templo

Foi em Arunachaleswara que o rapaz (Ramana) foi reconhecido como a encarnação de escrituras hindus pelos homens santos que ali viviam Sri Seshadri Swami, foi outro mestre que passou também por ali.

a montanha sagrada de Arunachala

O templo é um local de devoção e alegrias. È o local favorito das famílias para realização de casamentos porque os noivos vão receber as bênçãos de Shiva e Parvati. Noivos, noivas e familiares lotam a área do templo dentro do portão principal.

a história contada nas esculturas da torre

A localização dos santuários dedicados às divindades e os edifícios utilizados para rituais são estritamente definidos para que eles sejam orientados para o leste. No canto de um pátio, ao lado sul-oriental estão as cozinhas, onde os brâmanes preparam as oferendas para os deuses, que consiste em alimentos cozidos.

Os tanques e poços também são sagrados e usados para os rituais de purificação. Há culto regular, pooja quatro vezes por dia. As cerimônias são inúmeras que se realiza de acordo com o calendário lunar e até mesmo realizado a pedido dos devotos.

O templo tem outro espaço muito especial, o jardim, situado no lado oeste do complexo, é o lugar onde são cultivadas as flores para pujas (oferendas)às divindades.

as oferendas à divindade

Sob o pavilhão sustentado por colunas perto da sala de cem pilares existe um “elefante”, animal sagrado que representa o deus Ganesha , que dá as bênçãos aos devotos e visitantes. O elefante coloca sua tromba sobre a cabeça dos devotos que, por sua vez, retribuem com a oferta de uma moeda ou algum alimento .

os macaquinhos

Segundo os escritos sagrados hindus, a Terra é formada por cinco elementos de base, nomeadamente terra, água, fogo, ar e éter. Os nossos antepassados chamavam de ” Pancha Boothas “e relacionados com cinco lugares sagrados para adoração ao Senhor Siva. O centro destes cinco elementos fogo é identificado com Thiruvannamalai.

Anúncios

Publicado em 20 de dezembro de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Gostei muito parabens logo estarei AI nest a terra Tao espiritualizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: