Fortaleza de Mehrangarh – Guardiã da Cultura do Rajasthan

A Índia, país de uma cultura riquíssima, que conserva ainda hoje sua tradição milenar ,é um dos lugares mais especiais que tive o privilegio de conhecer.  Para mim, foi paixão a primeira vista, desde o momento que meus pés pisaram essa terra, que meus olhos admiraram a beleza do seu povo e da sua cultura, que meus ouvidos ouviram o som dos seus mantras e preces, que minhas mãos tocaram a água sagrada do Rio Ganges.

Caminhei por muitos lugares, do norte ao sul do país, visitei muitas cidades na capital e no interior, convivi com o povo simples e hospitaleiro, que recebe os hospedes com o que tem de melhor nas suas casas, e a paixão que sentia se transformou em Amor. Voltei por mais duas vezes e a cada uma dessas vezes o Amor se aprofundou.

Essa foi a razão de fazer esse Blog, partilhar com vocês um pouquinho do amor que sinto por esse país, que divide opiniões no Ocidente, em razão dos seus costumes tão diferentes e ao mesmo tempo tem unanimidade na beleza desses mesmos costumes , monumentos , templos e gentileza do seu povo.

Hoje vocês vão conhecer um monumento impar, na realidade uma fortaleza, localizada na cidade de Jodhpur, considerada “guardiã” da cultura do estado do Rajasthan –  a Fortaleza de Mehrangarh.

A cidade de Jodhpur está localizada no coração do Estado do Rajasthan , sendo a sua mais antiga cidade. Fundada no século XV, é como um oásis no meio do enorme deserto indiano de Thar, com as suas cores cobalto, azul e turquesa.

A Cidade Azul

Para quem a olha de longe, o efeito é de uma infinita profundidade, transmitindo uma sensação de tranquilidade e uma beleza impossível de descrever.

A Fortaleza e a Cidade de Jodhpur

Jodhpur é um dos mais populares destinos turísticos, da Índia pela sua história, seus muitos palácios, fortalezas, templos e da sua paisagem árida .
É conhecida como a“ Cidade Azul”, devido às casas pintadas de azul

 Diz a lenda que a cor azul foi escolhida porque espantava os mosquitos !!! Tudo é azul, nas suas mais diferentes tonalidades: cobalto, azul celeste, azul rei, marinho ou escuro, turquesa, safira…

O efeito produzido é de uma serena contemplação, uma profundidade infinita e uma inexplicável beleza. É ao mesmo tempo revigorante e apaziguador.

as muralhas da fortaleza

A velha cidadela está envolta por 9,5 km de muralhas com sete portões e 101 bastiões, e no seu labirinto de ruas e ruelas é difícil não nos perdermos pelo menos uma vez.

No topo de uma colina rochosa , a 125 metros de altura, ergue-se a maior atração da cidade, a “Fortaleza de Mehrangard”, (Fortaleza Majestosa), de onde desfrutamos de uma vista magnífica de toda a cidade. É uma das fortalezas mais espetaculares da Índia e um dos muitos fortes que contribuem para a beleza do estado do Rajastão.

Rampa de entrada da fortaleza

portão de entrada, em primeiro plano

Sua construção começou em 1459 durante o reinado de Rao Jodha, fundador da cidade de Jodhpur. No entanto, a maior parte da estrutura existente é do período de Jaswant Singh (1638-1678).
Há muitos lugares interessantes para visitar no interior da fortaleza de Mehrangarh.

interior de um dos palácios, Moti Mahal

Os diversos palácios, famosos por seus entalhes, verdadeiras obras de arte, com enormes salões magnificamente decorados e aprazíveis pátios. Por dezessete gerações governantes da dinastia Rathore incorporaram à fortaleza, novos templos, palácios e jardins.

outro palácio Shees Mahal

Dentre os vários palácios existentes dentro do forte, destaca-se o Moti Mahal (Palácio Pérola), Phool Mahal (Palácio da flor), Sheesh Mahal (Palácio de Espelho), Sileh Khana e Daulat Khana .

Takhat Vilas

galeria "elephanthowdah"

Outra atração da fortaleza é o Museu que abriga um rico e extremamente conservado acervo: uma belíssima coleção de miniaturas, raros instrumentos musicais, trajes luxuosos e um rico mobiliário entre outras preciosidades .

Palácio de Daulat Khana

assento usado pelo Marajá , para montar nos elefantes

Alem disso, Mehrangarh ainda conserva, dentro de suas muralhas uma parte dos canhões originais da época em que foi construido.

os canhões

Palácio Phul Mahal

Palácio Sileh Khana

Interior do Museu - local onde sentava a princesa

Situada no extremo sul do forte, existe uma outra construção muito especial, o templo da deusa Chamunda Mataji, favorita do rei Rao Jodha. Ela é considerada a deusa da Família e é adorada até hoje, pela maioria dos cidadãos de Jodhpur.

Templo da deusa Chamuda Mataji

Mas, uma das coisas que mais me chamou a atenção, durante a visita, foi um painel, na porta do forte onde estão os moldes das mãos das viúvas dos Marajás,que por ocasião da morte de seus maridos, passavam pela ultima vez pela porta do forte (onde mergulhavam as mãos na argila), a caminho do crematório real, em meio à procissão que levava o corpo do rei.

Painel com o molde das mãos das mulheres dos marajás

A procissão era composta por músicos, bramins (sacerdotes), nobres, parentes e toda a população local que assistia ao espetáculo. No momento da cremação, a viúva se sentava ao lado do corpo do marido até os dois serem consumidos pelas chamas. Ele morto, ela viva. Depois do ritual, as cinzas dos dois eram coletadas e depositadas no rio Ganges, em Varanasi. Esse ritual macabro foi abolido pelos ingleses, quando dominaram a Índia, mas as marcas das mãos dessas mulheres continuam expostas no mesmo lugar.

Caixa de cosméticos da Maharani

 

um dos inumeros e magnificos corredores dos palácios

Palácio Sheesh Mahal

 

um dos pátios da fortaleza

Rudyard Kipling, Prêmio Nobel da Literatura em 1907, louvou a arquitetura do forte, dizendo que se tratava de “um trabalho de anjos e de gigantes”. Passados 550 anos Mehrangarh mantém-se de pé , absurdamente enorme, marcado por batalhas esquecidas, uma sentinela silenciosa sobre Jodhpur.         

Anúncios

Publicado em 30 de dezembro de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Fantasticamente admirável …

    • Ola Maria

      Obrigada pela visita . Fico feliz que tenha gostado do Blog. Esses países são, para mim, muito especiais e esses “posts” são uma forma de declaração de amor .

      abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: