Umaid Bhawan – O Majestoso Palácio do século XX em Jodhpur

O Palácio Umaid  Bhawan Palace está situado na cidade de  Jodhpur no Estado do  Rajasthão , Índia. É uma das maiores residências particulares do mundo e um dos últimos palácios construídos no século XX, no país.

O palácio leva o nome do falecido  Maharaja Umaid Singhji, avô do atual dono e é  a residência principal da família real de Jodhpur desde 1943.

O Maharaja Gaj Singh e seu filho e herdeiro Shivraj

O  esplêndido monumento  foi construído com arenito  amarelo-dourado em uma mistura de estilos ocidental e oriental e tem 347 quartos .

Cúpula no Hall de entrada

O suntuoso Hall de entradaSua Alteza Gaj Singh, o marajá de Jodhpur, que é o atual proprietário, decidiu dividir o majestoso palácio em três partes  funcionais:  um luxuoso Hotel da Rede Taj Palace.(inaugurado em 1972); um museu que conta a história  da família real de Jodhpur, no século XX e a residência  da família real .

Taj Umaid Bhawan

 A  Rede Taj  que ficou responsável pelo Hotel,  o transformou em um dos mais belos e luxuosos hotéis da cidade. O Umaid Bhawan Hotel  é classificado como um dos melhores hotéis em Jaipur pelo Guia Lonely Planet e  oferece  aos seus hóspedes um ambiente exclusivo e  tradicional  com a famosa hospitalidade  Rajput.

A magnífica piscina do Hotel


A belíssima piscina do Taj Hotel

Suas espaçosas varandas lindamente  esculpidas , pátios atraentes, terraços abertos, lindos jardins e suítes  luxuosamente decoradas fazem com que seus  hospedes se sintam verdadeiros Marajás.

Entrada do Taj Hotel

Banheiro de uma das suites

O lobby - lounge

O Museu que funciona em uma parte do palácio, está muito bem conservado, mostrando uma linha exclusiva de itens pertencentes ao Marajá e a família real que vão de armas a uma matriz de leopardos recheadas de antiguidades, louças fascinantes, pratarias ,vários troféus e uma impressionante coleção de relógios,entre outras raridades.

O Museu

A variedade e riqueza dos objetos expostos atraem grande número de turistas de diversas partes do mundo.

O Palácio Umaid Bhawan  foi chamado de Palácio Chittar  durante a sua construção, devido à sua localização na colina que tinha esse  nome e era  o ponto mais alto da cidade de Jodhpur.

O atual Marajá, herdeiro do palácio

O Maharaja Umaid Singh (1911-1947) lançou as bases para a construção do edifício em 18 de novembro, 1929, e foi inaugurado em 1943.

A construção teve a duração de quinze anos e foram  empregados  mais de 5000 homens  na obra. O edifício não usa nenhum tipo de  argamassa ou cimento para unir as pedras; todas as pedras foram esculpidas  e depois unidas por um sistema único  de  peças interligadas positivos e negativos. Como um enorme quebra cabeças.

Recepção do Umaid Bhawan Palace Taj

Foi construída uma  linha de trem especialmente  para o transporte desses grandes blocos de pedra. O palácio foi projetado de tal maneira que sempre mantém a temperatura a cerca de 23 graus Celsius e tem uma simetria prefeita apesar da  enorme estrutura.

Pilares do Palácio

O Marajá dizia que sua obra seria muito mais suntuosa e perfeita do que o Taj Mahal. O palácio tem uma área construída de 3.5 hectares e os maravilhosos jardins do palácio tem uma extensão de cerca de 10 hectares.

Essa maravilha da arquitetura hindu européia, foi  projetada pelo renomado arquiteto inglês Edwardian Henry Vaughan Lanchester e pelo arquiteto indiano Budhmal Raí.

Salão de sinuca

As varandas magníficas do Taj Umaid

Os motoristas exclusivos para buscar os hospedes

A enorme cúpula do edifício central, com cerca de 32 m de diametro e uma altura de 195 metros foi  influenciada pelo Renascimento, enquanto as torres foram inspiradas na  tradição Rajput.

Bem vindos ao Umaid Bhawan Palace

O por do sol visto das varandas do Umaid Taj

A decoração interna do palácio foi concebida  inicialmente pelo Maples de Londres, no entanto, em 1942, o navio que transportava o material  foi afundado por alemães. Então, o marajá contratou os serviços do designer de interiores polonês  Stefan Norblin.


Um dos vários pátios internos do Palácio

Composto por duas grandes alas dividida por uma  enorme cúpula, tudo no palácio é rosa, preto, cromo e espelhado. O interior luxuosamente  decorado  com móveis dourados e elegantes trabalhos de arte  seguem o estilo Art Deco.

Rajmahal é a entrada principal do palácio. Este local  conduz aos  muitos salões de banquetes, oito salas de jantar, salões para entreter os hóspedes, um salão de bilhar, e uma impressionante Durbar Hall .

O  Chittar Palace foi um tributo ao seu antepassado, o imponente e majestoso Forte Meherangarh, que até então era o símbolo da cidade de Jodhpur. Assim esse palácio tinha que ser muito maior e mais rico e mais imponente para  tomar o lugar do Forte Mehrangarh como símbolo de Jodhpur.

E assim aconteceu. A eclética mistura de art déco e arquitectura que retratam as milenares  tradições hindus e européia  o  tornou o símbolo da cidade.

Maquete do Complexo Umaid Bhawan

Enquanto o Forte de Mehrangarh foi, nas palavras de Kipling, “o trabalho de anjos, fadas e gigantes”, o Palácio Umaid Bhawan é, nas palavras de um poeta anônimo, “um guerreiro  majestoso e bonito, com seus braços abertos para um abraço carinhoso.”

Anúncios

Publicado em 22 de maio de 2011, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Adorei as fotos ,as explicações ,muito bom mesmo…Parabéns.Gostaria de saber mas sobre o príncipe que esta na cadeira de rodas. Sabe de alguma coisa? abraçoes !!!!

    • Ola
      Obrigada pela visita ao Blog e pelas palavras gentis. Infelizmente não tenho informações sobre o principe mas vou perguntar a um grande amigo indiano e quem sabe ele poderá me informar.
      namastê

  2. tenho um grande admiraçao pela india se podesse realizar um sonho,seria comhecer,o palacio,e o maraja,e seu filho,que vivi,em uma cadeira de rodas,apois o acidente.a cultura, a comida,as roupas,os jardins que encanta,faço parte de uma comunidade apaixonados pela india,bjs.salamaleico.

    • Ola Laudiceia

      Obrigada pela visita ao Blog e bem vinda a “comunidade apaixonada pela Índia”….. essa é a razão de eu ter feito esse Blog. Meu amor pela Índia e por esses paises dessa região onde o povo é de uma pureza muito especial. namaste

  3. Nossa adorei as fotos as explicações,muito bom mesmo….Passou na record 08/04/2012 uma reportagem sobre esse marajá eo seu filho que esta na foto acima,onde o filho por causa de um acidente,ficou numa cadera de rodas…muito triste..achei a reportagem muito boa…mas… eu queria saber mas e achei aqui!!! obrigada…

    • Ola jgomes

      Obrigada pela visita . A India é plena de histórias como essa. A riqueza da sua cultura é de fato muito especial e nos surpreendemos o tempo todo com as história que esse país nos conta, claro que quando sabemos “escutar”. grande abraço

  4. franklin oliveira

    Muito bem. achei mais informativo que o programa feito pelo Globo Reporter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: