Monumento a Lord Shiva – A maior estátua da Índia

Hoje vamos conhecer  o belíssimo monumento  em honra ao venerado  deus hindu,  Lord Shiva, atração principal do Templo de Murudeshwara , outro nome pelo qual Shiva é conhecido.

Um dos três principais deuses do panteão hindu,( Brahma e Vishnu são os outros dois) , Shiva, é o deus da renovação, o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais.

De acordo com as escrituras Védicas, SHIVA é o símbolo máximo da potência masculina. As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. Shiva representa o mistério à espera de ser descoberto, assim como a vida. Compreendê-lo é compreender a realidade que governa o cosmos: a eterna verdade absoluta.

O Templo de Murudeshwara, está localizado no distrito de  Uttara Canará no estado de Karnataka, Índia ,cidade de praia que fica na costa do Mar Arábico. A  paisagem, nessa pequena cidade do sul da Índia é  muito aprazível.

Praia, restaurantes, pousadas resorts e lindos jardins tornam o litoral de Karnataka um popular destino turístico e religioso.

Um dos restaurantes do local

O templo, dedicado  ao deus Shiva,  foi construído no Monte Kanduka ,é rodeado , em três lados,  pelas águas do Mar Arábico  e tem 20 andares.

Os guardiões do templo

Dois elefantes de concreto, em tamanho natural, se erguem como  guardiões, no caminho para a entrada  do templo.

Local de oferendas, embaixo da estátua

O edifício  foi  totalmente restaurado e modernizado  com exceção do “Sanctum Sanctorum”, que ainda conserva o seu formato original, sagrado para os hindus. A entrada no “Sanctum”é proibido para todos os devotos, sendo permitida apenas para os sacerdotes.

A  fabulosa e imponente estátua de Lord Shiva  é a grande atração no complexo do templo. É a maior  estátua de Shiva na Índia e a  segunda mais alta do mundo. A estátua tem 37 m de altura, e demorou cerca de dois anos para ser construída.


Foi financiada pelo empresário e filantropo Senhor RN Shetty, a um custo de cerca de 50 milhões de rúpias e construída por Kashinath Shivamogga, que chefiou uma equipe de escultores.

A origem do nome “Murudeshwara” remonta ao tempo do Ramayana . Os deuses hindus alcançando a imortalidade e invencibilidade pelo culto ao divino Lingam (outra representação do Lord Shiva) chamado Atma Lingam .

O monumento  é projetado de tal forma que  recebe a luz do sol diretamente e, portanto, durante o dia, fica radiosamente cintilante.  Originalmente, a estátua tinha quatro braços, e era toda recoberta com tinta de ouro. No entanto, as grandes rajadas de vento no local danificaram e descolaram dois braços e as chuvas, com o tempo, lavaram a tinta de ouro da estátua.

O maravilhoso por do sol na colina

O Templo está localizado perto de uma das estradas nacionais (Mangalore) o que facilita o acesso e milhares de devotos e turistas, chegam a cidade atraídos pela fama e exuberância desse monumento.

A beleza da natureza

O mar da Arábia

O por do sol  na colina onde se ergue  a  estátua  é absolutamente deslumbrante. As pequenas embarcações e os pescadores voltando para suas casas, vindos de diferentes pontos do mar,  tornam a paisagem ainda mais fascinante.

Os coloridos barquinhos dos pescadores

O sagrado touro "nandi" montaria de Lord Shiva

Um lugar onde a devoção e a beleza são as estrelas principais e os visitantes podem desfrutar de momentos especiais sendo testemunhas da grande obra, feita pelo homem e do esplendor da natureza, obra do Criador.

 

Anúncios

Publicado em 28 de maio de 2011, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. l m lovely with God Shiva

  2. jose dias pinheiro

    Muito legal. Gostaria de poder visitar este local pois sou um devoto de Shiva. Grato

  3. vera lucia zivkovik

    Se eu ganhar na mega sena te levo p/ contemplar tdo isso de perto

  4. gostei,pois sou apaixonada por estas estatuas.

  5. JAY JAY SHIVA…OM NAMAH SHIVAYA…FANTASTIC

  1. Pingback: Adi Sankaracharya: Shiva Manasa Puja, l’adorazione mentale di Shiva. | Turiya, il Blog che Osserva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: