Kushinagar – Eterna “morada” de Gautama Buddha

Kushinagar (Kusinagar ou Kusinara) é um dos quatro principais destinos de peregrinação  budista, por foi nesse local  que  Buddha passou seus últimos dias e foi cremado. Os outros três sítios   são: Lumbini (nascimento); Bodh Gaya (iluminação) e Sarnath (primeiro ensinamento).

Kushinagar era um centro famoso do reino da dinastia dos Malla , na Índia antiga  e  está situado a uma distância de 53 km a oeste de Gorakhpur, no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia.Neste local, perto do rio Hiranyavati , Gautama Buda alcançou Parinirvana (ou ‘Nirvana Final’) depois de cair doente por comer , falam  alguns textos , carne de porco, em uma das refeições.

A cidade  estava no seu auge por volta dos séculos 2 até 5 AC quando o imperador Ashoka Maurya  deu uma significativa contribuição para a construção desse lugar .Até a  sua redescoberta no século XIX, houve um silêncio de mais de meio milênio onde aconteceram  invasões violentas.  Kushinagar perdeu seu status e finalmente foi ficando esquecido. As escavações começaram no final de 1800 e os tesouros escondidos por tanto tempo  foram revelados , como as ruinas do site principal,  o Kuar Matha e a stupa Ramabhar.

O Templo de Buddha Mahaparinirvana,

 O notável Templo do Buda, quando foi redescoberto, estava coberto por uma montanha de argila e  cercado por uma densa floresta de espinhos. Hoje, Kushinagar recuperou sua importância  e se tornou um local de peregrinação muito visitado, principalmente para os adeptos do budismo.

Entre todos os monumentos de Kushinagar , os mais  visitados são:  a Stupa Mahaparinirvana,  construída no lugar onde Buddha teria falecido . O nome Mahaparinirvana significa “Grande Nirvana ou falecimento” e a  “Stupa  Ramabar” onde seu corpo foi cremado,  situada a cerca de  1,6 km de distância, da cidade.

O templo Mahaparinirvana, remonta ao século 5, e é famoso pela estátua reclinada  de Buddha, que tem cerca de  6 metros de comprimento.

A imagem foi descoberta durante as escavações de 1876 e simboliza o Buda moribundo deitado sobre seu lado direito. A Stupa Mahaparinirvana está rodeada por ruínas de mosteiros milenares.

A Stupa Ramabhar, medindo cerca de  50 pés  de altura teria sido  o lugar onde o Senhor Buda foi cremado. 

Local da cremação

A Stupa   Nirvana está situada ao leste do templo Mahaparinirvana.  Nessa  enorme Stupa foi encontrada,  em uma escavação em  1867,  um recipiente de cobre  , com cerca de 2 metros e meio de altura que continha  inscrições em Brahmi, significando que as cinzas de Lord Buddha estaria enterrada naquele local . Por essa razão a stupa é de fundamental importância para os budistas.

devoção

O Santuário Mathakuar está situado cerca de 400 metros de distância do templo Mahaparinirvana. O  santuário é famoso pela estátua de Buddha em pedra negra , em Bhumi Sparsha Mudra. Acredita-se que Buda fez seu último sermão aqui.

Templo Tailandes

Os templos de outras nações ,ali construídos , como o japonês, tailandês, chinês são também muito visitados.

O sino

No Museu Kushinagar, há mais de 2 mil  objetos antigos , encontrado nas escavações, que estão  expostos à visitação do público.

Na região existe também um belo parque  ,criado recentemente, perto do Templo do Nirvana só para as pessoas que desejam meditar. O parque é cercado por árvores lagos artificiais e conhecido como “O Parque de Meditação.”

Museu

Interior do Museu

Placa na entrada do Museu

O lugar é mágico e uma a emoção enorme toma conta de todos os visitantes, pois as lembranças de uma época parecem que estão vivas e pulsando em cada sitio visitado. Uma belíssima viagem no tempo.

Entrada da Cidade

Entrada de um dos Templos

Um novo projeto foi planejado para incrementar ainda mais o turismo nessa região , uma das economicamente mais atrasadas da Índia: A construção da Estátua mais alta do mundo  dedicada ao Buda Maitreya. Um jóia preciosa  da arquitetura indiana ,  como sua cultura, que tem sido sempre de natureza religiosa .

A estátua de bronze  de 152 m de Maitreya Buddha em  Kushinagar , será a mais alta do mundo, tres vezes mais alta que a Estatua da Liberdade, projetada para ter uma vida útil de mais de mil anos.Um verdadeiro templo /arranha-céus que irá conter 17 salas de santuário individuais.

O Projeto Maitreya, Kushinagar, Uttar Pradesh, Índia é  um  monumental trabalho de arte sustentável e vão ser construídos na área onde a estatua será erguida,  hospitais e escolas  para livre acesso do povo e esse empreendimento, que  também  servirá como uma fonte constante de inspiração e um símbolo de amor e bondade.

Anúncios

Publicado em 30 de junho de 2012, em Índia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: