A ADMIRÁVEL ATIVISTA SOCIAL INDIANA ARUNA ROY

Esse post é em homenagem  a essa fantástica mulher  que tive a honra de conhecer e ao trabalho que realiza mudando vidas e fazendo a diferença nesse país onde , apesar da modernidade, a herança cultural é ainda muito forte e o papel da mulher já vem “definido” desde seu nascimento.  Ela quebrou paradigmas  e mostrou que  o sonho é possível.

1

Nas diversas vezes que  visitei a Índia , tive oportunidade de conhecer  instituições e pessoas  muito especiais e que fazem a diferença nesse país admirável , de contraste sociais gritantes mas ao mesmo tempo pleno de devoção. Pessoas simples  que sonharam ,  acreditaram no sonho e realizaram.

DSC_0568

Hoje vou apresentar a vocês uma dessas pessoas,  uma mulher extraordinária, chamada ARUNA ROY.

2

Aruna Roy , nasceu em Chennai em maio de 1946 ,  em uma família tâmil (etnia do sul da Índia) , é a mais velha de quatro filhos  , duas irmãs e um irmão.

Aruna Roy and Nikhil Dey

Ela é uma ativista social e política indiana, fundou e dirige o Mazdoor Kisan Shakti Sangathana – MKSS (“Trabalhadores e Camponeses Força da União”) e  se tornou conhecida como líder proeminente do movimento “Write do Information” (Direito a Informação) que levou a promulgação da Lei Nacional de Direito à Informação, aprovada pelo Parlamento indiano em 2005.

23done
3
O Mazdoor Kisan Shakti Sangathan (MKSS) é uma organização fundada em  1990, com  sede em uma pequena aldeia no centro doe Rajasthan. Seu nome pode ser traduzido como “Organização para a capacitação dos trabalhadores e camponeses”, e tem um  número crescente de  “unidades” espalhadas  na Índia, conseqüência do trabalho realizado por Aruna ,  da  sua luta política, e da coragem em defender a causa  que acredita com coragem e determinação, ao longo desses anos.

4

Aruna Roy and CPI leader D Raja, along with other, stage a protest against amendments to the RTI Act in New Delhi

Em meados da década de 1990, sob sua orientação, o MKSS começou uma campanha que defendia o direito do público de fiscalizar os registros oficiais, um cheque mate crucial contra governo arbitrário que governava a Índia.

10THARUNAROY_1233679f

O MKSS atacou a corrupção ao nível das bases e procurou responsabilidade dos funcionários públicos em assuntos relacionados com o desembolso de fundos do governo. O MKSS liderado pro Aruna, apoiou  a eleição de Sonia Gandhi , pois assim teria  mais espaço ainda para continuar sua luta.

Aruna-Roy-in-Koodankulam2

Em 2004, sob a liderança de Sonia Gandhi, o Partido do Congresso venceu as eleições nacionais e formou o governo central.  Aruna foi convidada para fazer parte do Comitê Consultivo Nacional (NAC), um órgão extremamente poderoso, dirigido por Sonia Gandhi que efetivamente supervisiona o funcionamento do governo Indiano.

Dalai Lama in Jaipur

5114918087_4cdaa5c675

Em 2005, várias organizações de mulheres lançou uma campanha que visava garantir o direito de  uma mulher receber o prêmio Nobel da paz.  Foi  elaborada uma lista de mil mulheres de 150 países, que as organizações definiram  serem nomes dignos de receberem  essa honra. Aruna era um  nome , entre estas 1000 mulheres.

P-66

Ela serviu como um membro do Conselho Consultivo Nacional da Índia até 2006 e faz parte do NAC II . Em 2010 ela recebeu o prestigioso “Lal Bahadur Shastri “, Prêmio Nacional de Excelência em Administração Pública, Academia e Gestão.

Aruna Roy é atribuído Lal Bahadur Shastri Prêmio Nacional de Excelência em Administração Pública, Academia e Gestão

Aruna , como   membro do Conselho Consultivo Nacional e no ano de  2000, recebeu o Prêmio Ramon Magsaysay destinado a  pessoas que se destacam na “Liderança Comunitária”. Decidiu usar o dinheiro do prêmio que recebeu, de US$ 50.000,  para criar um fundo para apoiar o processo de lutas democráticas.

Dr. S P Udayakumar interpreting Aruna Roy’s speech in Tamil

antCorruption_Pb

Aruna formou-se em Inglês  no Indraprastha College for Women em 1965 e entrou para a Universidade de Delhi para fazer a pós-graduação. Um de seus colegas durante a pós-graduação em Delhi,  foi Sanjit (Bunker) Roy, outro ativista de esquerda social, com quem se casou em 1970.  Antes de casarem Sanjit e Aruna estabeleceram  várias condições que regem até hoje  sua vida de casados.

8

5

Eles concordaram em nunca ter filhos, para se dedicarem a missão que escolheram; serem  sempre  financeiramente independente um do outro; nunca impor suas crenças  um sobre o outro e serem individualmente livres para “fazer o que quisessem”.

Aruna-Roy-with-Anna-Hazare-and-Kejriwal

think

Terceiro Juventude Convenção Nacionalum evento de dois dias sobre Jovens e Democracia do assunto, foi inaugurada hoje no Auditório do Centro de Informação Nacional por convocações de Ekta Parishad, PV Rajgopal.

E assim aconteceu. Cada um individualmente se destacou nas “missões” que escolheram dedicar suas vidas. Assim,  “coincidentemente”, tive o privilegio  de conhecer, não apenas o  trabalho e mais do que tudo a missão do Barefoot College  (*) quanto a missão e o trabalho da ARUNA ROY.

Aruna e Bunker Roy  em um encontro no Schumaker College

Aruna e Bunker Roy em um encontro no Schumacher College, em uma das raras fotos em que aparecem juntos .

Ela é uma das pessoas mais respeitadas do pais por tudo que vem fazendo, a frente desse movimento, que teve seu inicio em uma pequena vila, no interior do Estado do Rajastão  e hoje o movimento atravessou fronteiras como exemplo a ser seguido por todos, pois  mudou  a vida de pessoas humildes e completamente desprovidas de informação e alfabetização, trazendo consciência dos seus direitos e não apenas isso, ensinando-as a também a  exigi-los.

Aruna  Roy e administradores da sede do MKSS, onde começou esse trabalho magnifico: uma pequena aldeia no Estado do Rajastão

Aruna Roy e administradores da sede do MKSS, onde começou esse trabalho magnifico: uma pequena aldeia no Estado do Rajasthan

Tive o privilegio de não apenas conhecê-la, como conviver com ela, seu marido, na casa que moravam na pequena vila de Tilonia, no Estado do Rajasthan, onde cheguei  depois de acontecerem uma série de “coincidências”.

Aruna na frente da sede do MKSS

Aruna na frente da sede do MKSS

Minha visita  a sede do MKSS

Minha visita a sede do MKSS

A primeira “coincidência” ocorreu durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, onde encontrei o seu marido “Bunker Roy” , em uma palestra que assistimos juntos  e ele precisou de uma “tradutora”  e eu me ofereci. Acabada a palestra ele se apresentou,  agradeceu e me deu seu cartão  me convidando a visitar a Instituição que dirigia quando eu fosse a Índia. Outra “coincidência” ,  eu  estava de passagem comprada para dali a duas semanas fazer minha primeira viagem a Índia.

phillips.delhi_.roy_

Promessa feita, promessa cumprida. Quando cheguei a Índia, entrei em contato com ele e me foi enviado um representante da Instituição para me acompanhar. Lá chegando,  me apresentou á sua esposa Aruna Roy  e durante o tempo que passei ali, tive a oportunidade de conhecer, não apenas o  trabalho e mais do que tudo a missão do Barefoot College , como também a  missão e o trabalho da ARUNA ROY .

28oped.jpg.crop_display

Desde que nos encontramos  foi simpatia a primeira vista. Dai em diante ela se tornou minha anfitriã, passei a fazer as refeições em sua  casa   e conhecer a pessoa especial que ela é. Me falou do seu trabalho e me levou para conhecer a sede da Instituição MKSS  e  ao longo dos dias , visitamos diversos locais , no interior do Rajasthan, onde o trabalho se realizava.  A admiração e respeito que as pessoas manifestavam por essa mulher era quase “palpável” . Ela tem a aparência “franzina”, estatura mediana, mas se “agiganta” quando começa a falar  É maravilhoso observar o “poder” que emana da sua fala e contagia a todos.

ju21nre1p

Como dizia o grande mestre Mahatma Gandhi, “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

E com certeza Aruna Roy  está fazendo  uma nova história..

Foi aqui, nessa casinha simples que tudo começou

Foi aqui, nessa casinha simples que tudo começou

Mazdoor Kisan Shakti Sangathan (MKSS) Village Devdungri,Post Barar 313341, District Rajsamand, Rajasthan

Barefoot College https://viagensculturais.wordpress.com/2010/09/02/barefoot-college-%E2%80%93-o-colegio-dos-pes-descalcos

Anúncios

Publicado em 3 de dezembro de 2012, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Adorei o email sobre Aruna Roy !Felizmente no Mundo existem seres como Ela que iluminam nossa caminhada ! Namasté Lina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: