O OBSERVATÓRIO ASTRONOMICO DE JANTAR MANTAR – JAIPUR

Vista geral do Observatório

Vista geral do Observatório

O Maharaja Jai Singh II, o fundador da “cidade rosa”(Jaipur), foi um grande estudioso e um astrólogo ávido. Estudou filosofia, astrologia, arquitetura e religião em diversas escolas, e também foi bem versado nos conceitos universais de matemáticos como: Clements Euclides,  Ptolomeu e o Mestre de obras de Aryabhatta.  Entre 1727 e 1734  o Marajá Jai Singh II de Jaipur teve a magnífica ideia de construir  cinco observatórios astronômicos no centro-oeste da Índia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Jantar-Mantar-Jaipur3

Os Hemisférios do Jai Praksh Yantra fixados no chão, com cerca de 4 m de diâmetro, em mármore

Os observatórios, ou “Mantars Jantar”, como são vulgarmente conhecidos, incorporam vários edifícios de forma única, cada um com uma função especializada para medição astronômica. Estas estruturas, com suas combinações de formas geométricas marcantes em grande escala, têm atraido a atenção de proeminentes arquitetos, artistas e historiadores de arte mundiais.

J

7610757-astronomical-instrument-at-jantar-mantar-observatory--jaipur-rajasthan-india

essa nova

Dos cinco Observatórios, o Jantar Mantar , da cidade de  Jaipur é o maior e mais bem preservado de todos, com cerca de  20  edifícios fixos e exclusivos, cada qual tem a sua função astronômica própria. O nome é derivado de Jantar (“instrumento”), e Mantar (“fórmula”, ou neste contexto “cálculo”). Portanto “Jantar Mantar” significa literalmente “instrumento de cálculo”.

india_tours_jantar_mantar_jaipur_14.jpg.preview (1)

Jantar Mantar,Jaipur (4)

Jai Prakash Yantra

Jai Prakash Yantra

O observatório é composto por  “dispositivos” ( as construções) geométricos para medir o tempo, com precisão de segundos, prever eclipses, rastrear a localização das  estrelas “, as órbitas da Terra ao redor do Sol, verificar as declinações dos planetas, e determinar as altitudes celestes e efemérides relacionadas, entre outras. 

'Narivalaya Yantra', O Relogio do Sol

‘Narivalaya Yantra’, O Relogio do Sol

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nosso Guia explicando como funciona o "Relógio"

Nosso Guia explicando como funciona o “Relógio”

A Nadivalaya Yantra consiste em duas placas circulares fixado de forma permanente num suporte de alvenaria de altura conveniente acima do nível do solo. As placas são orientadas paralelamente em relação ao plano equatorial e,  estilos de ferro de comprimento apropriado ,que aponta para os pólos,  são fixados no  centro. O instrumento é um relógio de sol equinocial construído em duas metades, indicando o tempo aparente solar do lugar. O “Nadivalaya” é uma ferramenta eficaz para demonstrar a passagem do sol pelo equador celeste. No equinócio invernal e equinócio de outono os raios do sol caem paralelos às duas faces opostas das placas e iluminam ambas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outro ‘instrumento ” fabuloso é o ” Samrat Yantra “,  uma rampa de alvenaria de pedra em forma de triângulo retângulo com cerca de 27 metros de altura e de um arco virado para cima que atinge cerca de  13 metros.

Samrat Yantra, o maior relógio de sol do mundo

Samrat Yantra, o maior relógio de sol do mundo

Eu e o Diretor do Observatório, tendo ao fundo o maior relógio de sol do mundo

Eu e o Diretor do Observatório, tendo ao fundo o maior relógio de sol do mundo

O triângulo, alinhado com o meridiano do local, funciona como um “marcador”  e projeta a sua sombra sobre a superfície curva do arco. Esta superfície, de 3 metros de espessura, é um enorme mostrador feito em mármore polido onde foram feitas milhares de incisões correspondentes a unidades temporais. A precisão deste instrumento é tal que podemos conhecer a hora  exata através da posição do Sol com um desvio máximo de 2 segundos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

7005647572_aede7a56b0_z

Construído a partir de pedra local e mármore, cada instrumento (construção) traz uma escala astronômica própria, geralmente marcada no revestimento de mármore interior.

jantar_mantar

jantar-mantar-siteConstrução que representa o Signo de Áries. São 12, desse tipo e cada uma representa um dos signos do zodiáco

A construção acima representa o Signo de Áries. São 12, desse tipo e cada uma representa um dos signos do zodíaco (vejam as fotos anteriores)

Hoje, o observatório é uma atração turística muito popular na Índia. No entanto,  astrônomos, vindos de toda a Índia,  ainda usam o local para prever o clima para os agricultores, é utilizado também pelos astrólogos fazerem “sinastria” (estudo da compatibilidade) para os noivos e  os  estudantes de astronomia e astrologia védica são obrigados a tomar algumas de suas aulas no observatório. Pode-se dizer que o observatório é a única obra mais representativa do pensamento védico que ainda sobrevive, além dos textos.

Sundial_Close-up_at_the_Jantar_Mantar

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Toda  noite, um grande espetáculo de Luzes e Som, acontece no monumento, para deslumbramento dos milhares de turistas que visitam o lugar.  Realizado tanto na língua inglesa quanto na língua local (hindi) o belíssimo show conta  a história do Jantar Mantar e do Maharaja Singh II, seu construtor que teve a ideia de mandar construir essa maravilha. 

Espetáculo de Luzes e Som

Espetáculo de Luzes e Som

capturing-pictures-are

Completamente restaurado em 1901, o Jantar Mantar foi declarado monumento nacional em 1968 , é Patrimônio Mundial (UNESCO) e protegido pela Lei de Antiguidades Dos Sítios Arqueológicos do Rajhastão, de 1961, nos termos dos artigos 3 e 4.

Observatory-Jantar-Mantar-Jaipur-Rajasthan-India

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Visitar esse lugar é uma experiência impar de caminhar através da geometria sólida e conhecer esse  sistema coletivo astronômico projetado para sondar os céus. Projetado para a observação de posições astronômicas a olho nu, ele incorpora várias inovações arquitetônicas e instrumentais. 

Solstice_and_seasons_at_the_Jantar_Mantar,_Jaipur

Visita Inesquecível

Visita Inesquecível

O Observatório “Jantar Mantar” de Jaipur  é o mais significativo, mais abrangente e mais bem preservado de observatórios históricos da Índia. É uma expressão das habilidades astronômicas e conceitos cosmológicos da corte de um príncipe que marcou fortemente o período Mughal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ESSE 2

ESSE

O observatório é a personificação monumental do encontro de necessidades que eram ao mesmo tempo, político, científico e religioso.Por todas as suas características, esse observatório único tem chamado a atenção de cientistas, artistas e arquitetos de todo o mundo e é de fato uma visita imperdível.

 ESSE3

 

Anúncios

Publicado em 24 de dezembro de 2012, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: