“KONARAK” – O MAGNIFICO TEMPLO DO DEUS SOL

1

Na Índia  foram construídos  sete templos dedicados ao deus SOL , entre eles, o mais espetacular de todos e  uma das principais atrações para quem visita o leste da Índia é o Templo do Sol  de  Konark   no estado de Orissa,

1a

ESSE NOVO 10A

ESSE NOVO 7

O Templo, também é conhecido como “Pagode Negro” (Black Pagoda)., porque foi construído em granito preto. É um dos templos mais antigos  do pais e um exemplo vivo da arquitetura Orissan , além de ser  um dos santuários  Brahman mais famosos da Índia.

2

 3

ESSE NOVO 6

Construído às margens da Baía de Bengala,  foi um dos primeiros centros de adoração ao sol na Índia. Todo o templo foi concebido como uma representação monumental da carruagem do Deus Sol ( Surya) com um conjunto de raios e entalhes elaborados.

ESSE NOVO 1A

 ESSE NOVO 1ESSE NOVO 1A

O Templo  remonta ao século 13 e foi construído pelo rei Narasimhadeva , durante seu reinado,  ​​como um sinal de vitória sobre os invasores muçulmanos.  Seu nome  tem origem de  uma combinação de duas palavras. “Kon” significa canto, e “Ark” significa sol, literalmente “o lugar do Sol”. Sua construção demorou 12 anos e cerca de 12.000 artesãos trabalharam no local para criar esta obra-prima magnífica do período medieval.

4a

5a

A estrutura do templo, como disse,  tem a forma de uma monumental  carruagem , com 12 pares de rodas  esculpidas  na pedra,  puxada por  sete cavalos (dos quais apenas um está  intacto). O Templo simboliza  a passagem do tempo , que está sob controle do deus sol – Surya.  Os sete cavalos, que dirigem a carruagem para o  leste ( em direção ao amanhecer), representam os dias da semana. Os 12 pares de rodas representam os 12 meses do ano e os oito raios em cada roda simbolizam os oito estágios do dia ideal de uma mulher.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

5]

O Rei Narasimhadeva mandou construir o Templo  às  margem do rio Chandrabhanga mas, ao longo dos anos o rio secou e o mar se distanciou do templo. Entretanto ainda pode-se ouvir o ruído das ondas e a beleza hipnotizante do sol a partir das ruínas do templo.

14

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De acordo com as lendas, o Rei Narasimhadeva escolheu esse lugar por considerá-lo um lugar sagrado, aliado a   beleza do local e da facilidade de navegação. Embora esteja bastante  desgastado pelo tempo, os visitantes ainda podem sentir a magia do local e imaginar sua  maravilhosa arquitetura.

konark19

Sun-Temple-Konark1

Aqueles que se interessam pela arqueologia podem facilmente conhecer  a história desse magnífico edifício , através das belíssimas esculturas na pedra que ornamentam todas as construções.  Cada pedra tem uma história para contar do esplendor daquela época.

38

57

chariotwheel1

Entre as ruínas,  pode-se identificar as três seções principais que constituem o complexo de templos: o templo principal, onde a divindade era adorada; a sala de reunião onde os devotos se reuniram para ter um vislumbre da divindade; e a sala de dança onde o devotos  realizavam os  pujas (oferendas).

16

18

AS ESCULTURAS ERÓTICAS

AS ESCULTURAS ERÓTICAS

O Santuário principal , com v229 metros de altura, foi construído ao lado do Salão de Audiências (128 metros de altura), com projeções para o exterior.O santuário, consagrado ao deus sol, está em ruínas, mas o Salão Audiências sobrevive em sua totalidade.  No entanto, o esplendor do complexo do templo permanece incomparável.

28 40temple1

As esculturas nas paredes  representam a mitologia hindu. Para capturar os raios do sol durante o  dia,no interior do templo, o deus do sol foi representado na forma de três imagens: Brahma (o criador), como o sol da manhã, Mahashwara (o destruidor) como o sol do meio-dia, e Vishnu (o preservador) como o sol da tarde.

13a

13

33

Seus arabescos nobres e trabalho de rolagem, o corte bonito e natural de animais e figuras humanas dão a Konarak  uma superioridade sobre outros templos. As paredes também são adornadas  com  belas esculturas de mulheres dançando em várias poses, músicos, guerreiros, o cotidiano de homens e mulheres , imagens de animais e deuses em várias formas e posições.

39

O Deus Sol – Surya

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A mais bela imagem do templo representa o deus sol  e foi esculpida em  pedra clorita verde e é uma das obras-primas do Templo Konarak.

ESSE NOVO 9

Konark Sun Temple 1

ESSE NOVO 2

A imaginação dos artesãos ancestrais, deve ser aplaudida pelas fantásticas  esculturas  com imagens eróticas , o que  demonstra o grande conhecimento que tinham  anatomia humana. Todas as imagens são perfeitamente definidas, bem como as expressões e os gestos que mostra  minuciosamente o trabalho que foi feito. 

Espetáculo de Dança, Luz e Cores

Espetáculo de Dança, Luz e Cores

16DFR_KONARK_864021f

22

23

A noite, como é usual em grande numero de monumentos na Índia, acontece  o Show de Luzes, Dança e Cores, um espetáculo deslumbrante que mostra todo o esplendor do Templo do Sol e  culmina apresentando as várias formas de dança clássica indiana .

24

Viajar pela Índia é descobrir a cada dia os tesouros, através dos quais podemos desvendar e conhecer,  um pouco , os mistérios da sua história.

ESSE FINAL 9

 

 

Publicado em 19 de janeiro de 2013, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: