JAIPUR – Terra dos Marajás ( Incredible India – fev/mar 2015)

THE INCREDIBLE   ÍNDIA 

Grupo para visitar a ÍNDIA – mar 2015

Duração: 22 dias 

Guia em Português

Primeiro de uma série de “posts” sobre as cidades que fazem parte da Programação da Viagem que organizo para a Índia, em Mar de 2015, em parceria com a Operadora de Turismo Indiana ‘Kapil Tour&Travel.

 INDIA – TRIANGULO DE OURO  (JAIPUR – AGRA E NOVA DELHI )

Primeiramente falarei sobre  o famoso “TRIANGULO DE OURO”, composto por 3 cidades magníficas – JAIPUR – AGRA e NOVA DÉLHI,  que fazem parte de um Roteiro Básico de visita a Índia,  e ainda KERALA.

INFORMAÇÕES – kapiltours@terra.com.br

 

PALESTRA PAALCIO DOS VENTOS -Wind-Jaipur-703043

 

 JAIPUR – Terra dos Marajás

varanasi amanhecer

É o maior Estado ad Índia , as linguas são o hindi e o rajastani e boa parte  dele,  cerca de 3/5  é coberta por terras desérticas, nomeadamente o Deserto de Thar.

Com o tempo da colonização, através de alianças com os britânicos, começava a decadência dos marajás. O que antes era um estrito código honra guerreira transformou-se em extravagância e decadência. No início do século 20, os marajás passavam boa parte do tempo esbanjando-se em luxuosas viagens pelo mundo, hospedando-se nos melhores hotéis da Europa e dos EUA com seus séquitos de concubinas e empregados, enquanto o povo rajastani empobrecia.

Quando finalmente perderam seus títulos na década de 70, alguns conseguiram se manter transformando seus palácios em hotéis de luxo, enquanto outros não tiveram a mesma sorte.

JAIPUR  – capital do E stado do Rajastão

india city palace

 

A cidade de Jaipur , é a capital do Estado do Rajastão. É uma das cidades mais fascinantes da Índia, . Repleta de palacios, muralhas, monumentos, fortes, na sua maioria construidos  em pedra cujas cores determinam o aspectos pitoresco e singular desse lugar encantador.Rodeada por uma muralha , com sete portas, foi planejada segundo um traçado geométrico , nas suas ruas e praças..

Jaipur começou a ser construída em 1725 e foi estabelecida em 1727 pelo Marajá Jai Singh II  . Originalmente amarela, a cidade foi toda pintada de rosa, a cor da hospitalidade segundo a tradição local, por ocasião da vinda do príncipe Albert da Inglaterra –  marido da rainha Vitória que visitou a cidade nos idos de  1876 e por isso é também chamada de “ Cidade Rosa”.

O colorido dos prédios, das casas, das roupas das mulheres e de pinturas nas ruas faz com que a cidade se destaque e represente a verdadeira Índia através de nuances que cativam qualquer turista ou mesmo indianos. Os homens geralmente vestidos de branco, usando vastos bigodes e turbantes impecáveis são característica marcante da cidade. São os Rajputs, uma linhagem de guerreiros do Rajastão . Já as mulheres usam cores mais berrantes na vestimenta típica, o sari (um tecido com 6 metros,  sem costuras, habilmente transformado em vestido). O convívio entre carros e pedestres é milagrosamente harmônico, ainda que as ruas também sejam disputadas por vacas, carroças, caminhões, motos, bicicletas, riquixás e tuc-tucs, uma espécie de táxi lambreta-com-teto, muito comum no país.

  

OS FORTES E  PALÁCIOS

Os fortes e os  palácios gloriosos remontam a um passado repleto de abundância e realeza , herança do tempo dos marajás , e são uma das principais  atrações dessa cidade repleta de cultura e tradições ancestrais.

 jaipur01

-jaipur-ind526 

O palácio  Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos é um dos mais fascinantes monumentos da Índia e  o principal cartãopostal da cidade.
Construído no final do século XVIII pelo marajá Sawai Patrap Singh, o palácio dos ventos-hawamahaae , está situado na parte mais antiga da cidade e  ao chegar lá, ficamos extasiados e surpresos  olhando a sua fachada compostas de 933 pequenas janelas  . O tamanho e a quantidade dessas janelas não foi uma escolha decorativa, mas   especialmente concebido  para que as mulheres do harém do marajá pudessem observar as ruas sem que ninguém as vissem e assim manterem-se puras. Com cinco andares, o palácio dos ventos tem uma lateral bastante estreita e quando o vento sopra, ecoa uma suave melodia de seu interior  , daí o  seu nome.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Overall view of the City Palace.

O City Palace é outromagnifico palácio que ocupa uma área enorme com jardins, varandas e edifícios. Hoje o palácio é uma mescla da arquitetura “Rajastani” com a arquitetura do império Mughal. O maharaja anterior vive ainda na parte do palácio. E as vezes o visitante pode vê-lo caminhando entre eles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Perto do City Palace, está o famoso Real Observatório Astronomico Jantar Mantar , construído por Jai Singh no seculo XVIII,  para observar o espaço cósmico ,  analisar os astros e a energia solar.  . Tem no seu acervo uma curiosa coleção de instrumentos e de esculturas que serviram para calcular azimutes, posições de estrelas, altitudes e eclipses.

PALESTRA jaipur amber 2

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outra atração imperdível é o  Amber Fort. Construído em 1600 por Raja Man Singh ,  é um típico palácio-forte  e está localizado  a 11 km de Jaipur. Mistura a arquitetura hindu e muçulmana. O  percurso até o Forte é uma  experiência  inesquecível pois , em razão da longa subida,  torna-se  necessário utilizar um elefante para fazer a longa subida.

 Ao final desse caminho, chegamos  a um enorme pátio, lugar em que os soldados do reino se juntavam e onde  ficavam os elefantes do Marajá que lá vivia. A vista é deslumbrante.

JaipurAerial2

 Jaipur-city 1

Jaipur é definitivamente, o ‘hot spot’ do Rajastão para fazer compras. Este é o estado da Índia que mais produz têxteis e é o paraíso para quem gosta de roupas, ouro e adornos indianos. Perca-se nos bazares de Johari, Tripolia, Bapu e Chandpol.

 Mas não se esqueça de pechinchar sempre – essa é a palavra de ordem em qualquer lugar que você visite pra fazer compras!

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

Anúncios

Publicado em 3 de maio de 2014, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Vc pode me dar valores deste pacote? Grata

    Mara Rubia Gazzana Enviado via iPhone

    >

  2. Olá Como saber valores deste pacote. Grata

    Mara Rubia Gazzana Enviado via iPhone

    >

  3. Olá saudações budistas Meu nome é Kelsang Legden sou monge plenamente ordenado da tradição Tibetana Kadampa, recebo vossos mails com o anuncio destas viagens etc. por isso não sei a quem me devo dirigir especificamente, como reparei as viagens são entre Índia e Nepal e por “coincidência” de há uns tempos a esta parte tenho contemplado a possibilidade de fazer um retiro no Nepal mas preciso de ajuda pois não tenho pontos de referencia, será que podemos conversar sobre o assunto?Tashi Delek por vossa atenção e desculpem a intromissãoaguardo noticiasQue os Budas vos iluminemKelsang Legden

    Date: Sat, 3 May 2014 20:43:43 +0000 To: hbr61@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: