VARANASI – A CIDADE DE SHIVA ( roteiro fev/mar de 2015)

V A R A N A s i

11) Sarnath (63) (1280x793)

11) Sol Varanasi (34) (1280x853) 

– VARANASI  – A  CIDADE DE SHIVA

 Varanasi, é um dos destinos mais sagrados da Índia e adorado pelos indianos. O seu nome significa Porta do Céu, o local que dá acesso à vida eterna, o último e mais desejado estádio da existência para a religião hindu.

Por toda parte se respira o hinduísmo profundo e místico. A “Cidade é uma Prece”, como dizem os hindus.

 Milhares de religiosos, aglutinam-se nas ghats, nas margens do rio Ganges, enquanto pelas vielas e ruas estreitas transitam peregrinos, sadhus errantes (homens santos) e sacerdotes hindus (brâmanes), que deixam oferendas aos deuses, num cenário místico dominado pelo intenso aroma dos incensos que emanam dos templos hindus.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos desejos mais íntimos de um hindu tradicional consiste em passar os seus últimos dias de vida num ashram em Varanasi, entoando cânticos, arrependendo-se dos seus pecados e, finalmente, sendo cremado na praça pública desta cidade sagrada, culminando todo o ritual com o atirar das suas cinzas ao Ganges.

 Estima-se que cerca de 6000 pessoas visitam o Ganges diariamente e a música, composta por centenas de vozes que entoam mantras (uma espécie de reza) em homenagem a Shiva ou a outras divindades, pode ser ouvida bem a uma distância considerável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fundada há cerca de 2500 anos, Varanasi é o retrato da Índia em estado bruto, uma cidade onde encontra toda a religiosidade no máximo esplendor, celebrada em cerimónias lindíssimas, e alegrada pela presença de inúmeros saris multicoloridos. Varanasi é considerada o  berço da civilização e da cultura hindu, pois foi nas margens do Rio Ganges que surgiram as cidades antigas que constituíram os reinos arianos ( 10 mil anos de história).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Contudo, os visitantes devem se preparar pois  encontrarão muita sujeira além do que possa imaginar, e uma imensa desorganização  além de diversas situações que ultrapassam o que, entre nós, normalmente classificamos como bizarro. Se o olhar de cada um for “além disso” desfrutarão da Magia dessa cidade onde o deus SHIVA, ele mesmo, saúda a todos que “compreendem”.

ghats_Varanasi_gal03

Segundo a  lenda, a cidade de Varanasi  ( inicialmente chamada de KHASI e depois de BANARAS) foi fundada pelo deus Shiva  

A evidência arqueológica mais antiga conhecida sugere que a liquidação em torno de Varanasi, no vale Ganga (a sede da religião ariana e filosofia) começou no dia 11 ou 12 º século aC,  colocando-se entre as mais  antigas cidades continuamente habitadas do mundo .

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA



OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 

Um dos mais belos rituais  começa cedo, antes do raiar do sol com destino ao  Rio Ganges em canoas pelos ghats. Este rio é considerado sagrado e por esta razão as pessoas se banham e oferecem suas orações aos deuses durante o nascer do sol. O ritual da cremação milenar, acontece nos “ghats” ( escadaria que acompanha toda a descida do rio) Manikarnika e Harishchadra onde suas piras queimam noite e dia. Todo devoto hindu acredita que morrer na cidade e ser cremado as margens do Rio Ganges atinge a libertação do ciclo de nascimento e morte.(Samsara) Uma experiência inesquecível.

11) Sol Varanasi (118) (1280x719) Outro Ritual belíssimo, que acontece todos dias, onde os indianos de Varanasi fazem uma cerimónia em homenagem ao rio Ganges. Conhecida como “deusa GANGA”. Esse ritual o “AARTI”,  realiza-se pouco depois do pôr-do-sol, por volta da sete horas da noite, na Dasaswamedh Ghat.

Os turistas podem assistir à cerimónia sentados nas escadarias ou num barco. Para os indianos, este é um momento de agradecer e não de fazer pedidos.. 

banca_flores Dasawamedh_Ghat entardecer_Varanasi

Varanasi é também famosa pela seda feita artesanalmente pelos tecelões. São tecidos magníficos que deixam os visitantes extasiados pela delicadeza da textura to tecido e da beleza dos bordados.

A Cidade de Varanasi é uma Cidade que “assusta” aqueles que não estão com o “olhar” e o coração’ abertos para ver e sentir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Publicado em 4 de maio de 2014, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: