A ÍNDIA SAGRADA – Festival “Makar Sankranti”

SÉRIE – A ÍNDIA SAGRADA

0
DIA 14 DE FEVEREIRO – “Makar Sankranti” – FESTIVAL RELIGIOSO

Nesse dia o glorioso “Deus Sol dos Hindus ” inicia sua ascendência e entra no Hemisfério Norte. Significa o início do verão e da época da colheita. “Makar” significa “Capricórnio” e “Sankranti” é o movimento do Sol de um signo do zodíaco para outro, a “transição”.

Índia, terra vibrante de contos e lendas mitológicos, de deuses e deusas e de mil credos, tornou-se ao longo dos séculos uma terra mística de festivais, celebrando seus milhares de deuses com alegria e devoção.

O Festival Makar Sankranti, não foge a regra, é um dos dias mais auspiciosos para o povo hindu, celebrado em todo o pais, em milhares de manifestações culturais, com grande devoção, fervor e alegria. Ele geralmente coincide com o dia 14 de janeiro de cada ano, que correspondente ao mês de ‘Magh’ de acordo com o calendário solar hindu.
Milhares de pessoas se banham nos locais sagrados, como o Rio Ganges e outros e rezam em devoção ao Senhor Sol. A tradição manda soltar pipas, que simbolizam o desejo de elevação espiritual. Durante o festival milhões de pipas são soltas nos céus, não só por crianças, mas pelos adultos, jovens, idosos, homens e mulheres. Também reza o costume saborear pratos e doces preparados, especialmente, para essa data .

Makar Sankranti é o dia em que o glorioso Deus Sol dos Hindus inicia sua ascendência e entra no Hemisfério Norte. Esse dia significa o início do verão e da época da colheita. Significa também a viagem para o norte do Sol, que é chamada de ‘Uttarayan’. Segundo o calendário solar, tem um significado especial porque o dia e a noite têm a mesma duração. Isso significa que os dias vão ficar mais longos e mais quentes após a celebração do Makar Sankranti.

O Sol é visto e cultuado pelos hindus como “Pratyaksha Brahman” , (a manifestação de Deus), que simboliza a divindade una, não dual, auto refulgente e gloriosa, que abençoa a todos, incansavelmente. O sol é aquele que transcende o tempo e também aquele que gira a proverbial roda do tempo.O sol não apenas representa Deus, mas é visto como símbolo de conhecimento e sabedoria. Ilumina a todos e dá a “vida”

Todo mês acontece um “Shankranti” mas o Makar Sankranti, que é a transição do Sol em Sagitário para Capricórnio, durante o solstício de inverno no Hemisfério Norte, é o mais importante de todos e por isso tão celebrado.

Dizem os “ Puranas” (textos sagrados versificados) que, nesse dia , o Sol visita a casa de seu filho Shani. Essa dupla, pai e filho, não se dão bem, mas apesar da diferença entre eles, o Senhor Sol esforça-se pra ver o filho nesse dia.
Na verdade, o próprio pai, vai até a casa do filho e fica la por um mês. “É o filho que tem a responsabilidade de levar adiante o sonho do pai e de dar continuidade a familia”.
.
O “Maha Mantra Gayatri” deve ser rezado durante todo o dia, pedindo conhecimento, sabedoria e iluminação para que todos possam se elevar de maneira semelhante ao sol, a alturas cada vez maiores. Nesse dia, as pessoas se desfazem das coisas velhas e troca por novas, esquecem as antigas inimizades e agradecem aos Deuses, oferecem comida aos seus antepassados e mergulham nas águas dos rios sagrados para “lavar os seus pecados”. O festival é chamado pelos hindus apropriadamente de “O Festival dos novos começos”.

Anúncios

Publicado em 22 de abril de 2017, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: