O templo Jainista de Parsvanatha

Na cidade de Khajuharo, tive oportunidade de visitar o Templo Jainista de Parsvanatha, o maior e mais bem conservado templo jainista, datado do seculo 10.

Entrada do templo

 Para aqueles que ainda não conhecem,  segundo  os historiadores ,  o Jainismo é uma religião que  se  estabeleceu na Índia em meados do primeiro milênio a.C.. O seu fundador foi o Mahavira  que viveu de 599 a.C. a 527 a.C. e nasceu  perto de Patna,  local  que é hoje o estado do Bihar.

Euzinha no pátio interno do Templo

Foi contemporâneo de Siddharta Gautama, o Buddha, tendo pregado na mesma região geográfica, muito embora não haja registros de que os dois mestres tenham alguma vez se encontrado.

interior do templo

Mahavira pertencia à casta dos guerreiros ( kshatriya ). Foi casado, viveu no luxo até que por volta dos trinta anos tornou-se um mendigo errante. Entregou-se ao ascetismo até obter a iluminação, tendo consagrado os anos finais de sua vida a pregar a sua doutrina.

outra imagem do interior do templo

Faleceu por volta de 527 a.C. em Pavapuri, no Bihar, que é desde então um dos principais locais de peregrinação jainista.

cerimonia jainista

O termo “Jainismo” vem da palavra sânscrita  jina,  que significa “conquistador” e que o povo usou para apelidar Vardamana. Outro apelido que lhe foi atribuído foi Mahavira, que significa “grande herói”.

interior do templo

Diz a lenda que Devananda esposa de Brahmin Rishabhdeva concebeu o senhor Mahavira mas os deuses transferiram o embrião para o útero da rainha Trisala.

outra parte do interior do templo

Os sonhos da mãe grávida foram interpretados pelos astrólogos que indicaram que a criança seria um imperador ou um “tirthankara”. Levado ao Rei Siddhartha e à Rainha Trisala de Vaisali (atualmente o estado de Bihar), o Mahavira foi nomeado Vardhaman porque o reino e a fama do seu pai aumentaram muito desde a sua concepção. 

Nos dias de hoje, o jainismo está presente na região da Índia oriental, central e meridional. Acredita-se que há por volta de 4 milhões de seguidores desta religião.

mulheres jainista, com parte do rosto coberta

Em número de fiéis, é a sétima das religiões da Índia, ou seja, 0,4% da população indiana é jainista. Apesar do pequeno número de seguidores, o Jainismo é uma das religiões mais importantes na Índia, juntamente com o Hinduísmo e o Budismo.

jainista com a parte inferior do rosto coberta

Uma curiosidade sobre o jainismo,  é que seus adeptos usam uma máscara para cobrir a parte inferior do rosto para não inalar nenhum tipo de inseto  pois segundo suas crenças  os animais, de qualquer  espécie são sagrados.  

Templo de Parsvanatha

Anúncios

Publicado em 6 de abril de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: