Mumbai – capital financeira da Índia

Vista aérea de Mumbai

Mumbai , antiga Bombaim (em marata, Mumbaī, em inglês Mumbai ou Bombay) é a capital do estado de Maharashtra , a maior cidade da Índia e uma das maiores do mundo, com uma população estimada dezesseis milhões de habitantes ( dados / 2009).

Bombaim é a capital financeira, comercial e do entretenimento da Índia. Abriga instituições financeiras importantes, como o Reserve Bank of India (o banco central indiano), a Bombay Stock Exchange (uma das bolsas de valores da cidade) e a National Stock Exchange of India (outra importante bolsa de valores), bem como a matriz de diversas empresas indianas.

Aqui  está localizada a conhecida “Bollywood”, a indústria indiana de cinema e televisão, local de maior produção de filmes do mundo. 

Mumbai está situada na ilha de Salsete, ao largo da costa ocidental de Maharashtra,  e sua região metropolitana é a terceira maior do mundo, com uma população de cerca de 22 milhões de habitantes.

Possui um porto natural profundo pelo qual passam metade do tráfego de passageiros da Índia e grande quantidade de carga.

 

A cidade atrai migrantes de todo o país, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Tornou-se, com isto, um reduto de várias comunidades e culturas. 

O Contraste, como acontece em todas as cidades da Índia, sem tirar a beleza

CONTRASTE - O moderno e a tradição

Bombaim é formada por duas áreas distintas, a cidade e os subúrbios, que se constituem em distritos separados, pertencentes ao estado de Maharashtra. 

As principais religiões presentes na cidade são o hinduísmo (68% da população), o islamismo (17%), o cristianismo e o budismo (4% cada).

Há ainda parses, Jainistas, siques, judeus e ateístas.

Taj Mahal Hotel e a Porta da Índia

 A língua mais ouvida nas ruas da cidade é uma variante coloquial de híndi chamada Bambaiya, que mistura híndi, marata, inglês e algumas palavras próprias. O marata é amplamente falado e é também o idioma oficial do estado de Maharashtra.

 

Centro financeiro da Índia

Centro financeiro da Índia

O inglês é tabém é uma língua quase oficial pois  é a principal língua nas empresas e escritórios locais. Outras línguas indianas são faladas: tâmil, guzerati, télugo, canará, concani e urdu.

 Bombaim sofre com os mesmos problemas de urbanização que afligem outras cidades de crescimento rápido em países em desenvolvimento: pobreza generalizada e padrões precários de saúde, emprego e educação.

andando pela cidade

Segundo a revista Business Week, cerca de 45 a 48% da população municipal vivem em favelas, como  Dharavi, uma das maiores favelas da Ásia, com cerca de 1 milhão de pessoas, está localizada no centro de Mumbai  e foi cenário do filme “Como se tornar um milionário“.

A taxa de alfabetização de Bombaim ultrapassa 86%, maior que a média nacional. Mumbai, apesar dos contrastes, característica de todas as cidades indianas,  não é deprimente, pelo contrario, apesar do caos  de suas ruas, do exagero de todos os pecados urbanos, a sensação geral e de que tudo esta no seu lugar certo.

Belíssimos arranha céu, ruas asfaltadas e casas simples e favelas, com  ruas sem pavimentação; carros modernos convivendo com riquixás e vacas sagradas , tudo isso na mais perfeita harmonia, por incrível que nos pareça. Isso é a Índia.

Taj Mahal Hotel

Anúncios

Publicado em 19 de maio de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. nossa que cidade linda e maravilhosa da vontade de morar ai

  2. qual a moeda de mumbai?jv.roma@hotmail.com mandem um e-mail agradeço
    muito legal seu site.

  3. Haja fôlego para ver, sentir, curtir e digerir os contrastes desta imensidão que é Mumbai!

  1. Pingback: Os números de 2010 | Viagens pelo Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: