AUROVILLE – A CIDADE UNIVERSAL

 

Projeto de Auroville

Auroville, é uma comunidade internacional , perto de Pondicherry, no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia , construída com o propósito de ser uma “Cidade Universal, onde todos , homens e mulheres, pudessem viver em harmonia ,independente de nacionalidade, raça, crenças e politica, para realizar  a unidade humana na diversidade. 

Sua proposta urbanistica é original  e  desenvolve a cidade em forma de uma  espiral simbolizando a evolução humana e no centro se ergue majestoso o Templo de Matrimandir.

Atualmente , tem cerca de 2 mil e duzentos moradores  originários de  45 países  , inclusive do Brasil, além de muitos indianos que moram no local  e trabalham  nas mais diversas atividades. A população  cresce constantemente  e não raro alguns dos seus milhares de visitantes, se apaixonam pelo lugar e filosofia de vida e alí permanecem.

Administração de Auroville

As pessoas podem se candidatar a serem moradores permanentes de Auroville. Para tanto, precisam marcar uma entrevista com o “Entry Group”, no final do seu período como hóspede para confirmar, oficialmente, a sua decisão.

Entrada para o "Visitor Center"

Visitor Center e o grupo de colaboradores

Foi fundada dentro dos princípios da Yoga Integral, concebida e desenvolvida por Sri Aurobindo  e “A Mãe. O conceito da cidade iniciou-se nos idos de 1930, porém foi em  1960 que a Associação  Sri Aurobindo em Pondicherry  propôs o início da sua construção , nas formas pensada por  eles .

Sri Aurobindo - Fundador de Auroville

 

'The Mother" ( A Mãe) fundadora de Auroville

O projeto foi apresentado ao Governo da Índia ,que deu sua autorização e encaminhou para a Assembléia geral da UNESCO. Em 1966, em uma resolução unânime, a UNESCO dava seu aval ao projeto, dizendo que  era  importante para o futuro da humanidade .

Instituto da Terra

Energia Solar

Bio Gás

Serviços de Sáude

Escola Técnica

Reuniões para tomada de decisões em conjunto

Em 28 de fevereiro de 1968, cerca de cinco mil pessoas, se reuniram em assembléia realizada  no local  (Anfiteatro), onde seria o centro da futura cidade ,  para a cerimônia de inauguração  onde compareceram representantes de cerca de 124 nações incluindo o Estado da Índia.

Reciclagem da Água

Cozinha Solar

O Lixo

Uma das escolas de Auroville

Cada um , como ato simbólico, trouxe um pouco da terra de seus países que foram misturadas  e guardadas em uma urna de Marmoré ,no formato da flor de lótus , que foi colocada em um lugar especial do anfiteatro, na chamada Área da Paz.

Matrimandir e o Anfiteatro em primeiro plano onde está a urna contendo a terra trazida pelos representantes dos países

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor-geral da Unesco, Dr. M.S. Adiseshiah, pronunciou as seguintes palavras:

Em nome da Unesco, em nome de todos vocês presentes e não presentes aqui, eu exalto Auroville, sua concepção e realização, como uma esperança para todos nós e particularmente para nossas crianças, para nossa juventude que está desiludida com o mundo que construímos para ela, e que encontrarão em Auroville um símbolo vivo, inspirando-se a viver a vida para a qual são chamados”. 

 
 

 

Biblioteca

Um dos cafés

Livraria

Boutique e sua equipe de vendedoras

A cozinha ( uma delas)

Auroville  está organizada em áreas que circundam o centro , local onde está localizado o Templo de Matrimandir:

A “Área da Paz” – localizada no centro da cidade   compreende o maravilhoso Templo de Matrimandir e seus jardins, o anfiteatro onde está guardada  a “Urna da Unidade Humana”, com terra de 124 nações e 23 estados indianos   e o lago que  cria uma atmosfera de calma e serenidade ao local e também serve para irrigar toda a área.

Àrea da Paz

 A Área Industrial – com  cerca de 100 hectares , ao norte da “Área a Paz” , a “Indústria Verde” é um dos pilares  dos esforços de Auroville para se tornar uma cidade auto-sustentável. A preservação da natureza é outro pilar importantíssimo, de acordo com  os princípios pelos quais Auroville foi fundada.

fabrico de queijos de diferentes qualidades

Nessa área estão construídas pequenas e medias indústrias, centros de treinamento, artes e artesanatos, indústria de queijos, incensos, a além do prédio de  administração da cidade.

Fabrico de Incenso de excelente qualidade

             A Área  Residencial –  é a maior das áreas ,com cerca de 200 hectares cercada de parques, embora a   entrada  principal  esteja  localizada em  uma rodovia lotada de trafego. Nesssa parte de Auroville,  estão construidas as ” Guests Houses”, que recebem hóspedes de todo o mundo que chegam  para conhecer a filosofia e o cotidiano de Auroville , além das casas dos residentes com sua arquitetura peculiar.

"Guest Houses"

A Área  Internacional –  ao oeste da Área da Paz, abriga os pavilhões nacional e cultural, agrupados por continentes. Seu objetivo é demonstrar  a unidade na diversidade , onde as pessoas de cada uma das nações do mundo possam se expressar.

Pavilhão onde os visitantes são recebidos

Centro Cultural e Escola

Centro Cultural

A Área Cultural – com cerca de 90 hectares está  situada no leste da “Área da Paz” e foi  planejada para se tornar um local para realização de  pesquisas na área de educação e expressões artísticas.  

 A cidade, com uma circunferência de cerca de 1,25 k,  está cercada por um extenso cinturão verde. Fazendas orgânicas, florestas, áreas de preservação de espécies (flora e fauna) em extinção, além de servir como celeiro para os alimentos consumidos na comunidade, plantação de ervas medicinais utilizadas em medicamentos naturais, lugar de recreação, escolas, etc. 

Quem foi  Sri Aurobindo e “A Mãe” ? 

Sri Aurobindo foi um lutador em prol da liberdade da Índia e contemporâneo de Gandhi. Ele realizou um trabalho político e jornalístico de relevância. Poeta retirou – se posteriormente da vida pública dedicando-se ao trabalho interior e da consciência que ele chamou de supramental. Escreveu muito e sua obra revela uma complexidade e uma simplicidade notáveis. A essência do que pode ser chamada a evolução futura do homem , é a base inspiradora da experiência de Auroville , que foi idealizada e iniciada por sua companheira e discípula Mira Alfassa, “A Mãe”. Ele morreu em 1950, aos 78 anos, deixando o trabalho espiritual conhecido como“O Ioga de Sri Aurobindo. 

Galeria de Arte

Mirra Alfassa (A Mãe) (Paris-1878./1973), que viria a ser a grande companheira de Sri Aurobindo e divulgadora de sua obra, foi a segunda filha de mãe egípcia e pai turco, nascendo poucos meses depois que eles se estabeleceram na França.

Aulas de Ingles para os colaboradores indianos

Tornou-se pintora e musicista. Em uma visita a Índia, 1914, com o então segundo marido, conheceu pessoalmente Sri Aurobindo, reconhecendo nele imediatamente  o “mentor” que ela via freqüentemente em seus sonhos. Na época, a primeira guerra estava iniciando e ela teve que voltar para a França com o marido e o acompanhou depois ao Japão onde ele iria assumir um posto diplomático. Porém em 1920 ela retorna a Índia e reencontra Sri Aurobindo em Pondicherry e nunca mais o deixou.  

Doações

 Sri Aurobindo também a reconheceu como a encarnação de uma dinâmica,  expressiva  e criativa força, que na Índia era conhecida como a Suprema Mãe” e assim ela ficou conhecida por todos  como “A Mãe”. 

Reciclando Lixo

Foi ela que começou a organizar e expandir tanto os grupos de seguidores do Mestre bem como seus ensinamentos e criou, após a sua morte o Centro Internacional de Educação Sri Aurobindo, uma referencia hoje na Índia, para dar aos jovens indianos oportunidade de  um novo tipo de educação, projeto que acalentava há muitos anos.

Em 1968 outro projeto concebido por ela se materializou – Auroville, preparando assim o caminho em direção a um futuro brilhante para  todo o planeta. Sri Aurobindo e a “A Mãe” trabalharam toda suas vidas para plantar a sementinha dessa transformação.

 “Para aqueles que estão satisfeitos com o mundo do jeito que ele é, obviamente Auroville não tem razão para existir”, dizia ela, que morreu aos 92 anos.

Seus trabalhos continuam e estão vivos para sempre no coração de todos aqueles que acreditaram e trabalham em AUROVILLE.

 

 

Anúncios

Publicado em 26 de junho de 2010, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 79 Comentários.

  1. Cláudio Fernandes

    Boa noite! Muito interesse em conhecer a cidade de Auroville ! Mudança de hábitos religiosos e sócio -político. Abraços.

  2. Parabéns! A humanidade precisa de referências como esta.

  3. Muito interessante.
    Isto pode ser feito no Brasil. Basta que hajam pessoas dispostas a isso.
    Vilson

  4. Meu coração esta em comunhão com esta família humana…meu corpo expressa e atua na terapia corporal do educar para o futuro proposta da Mãe.
    Namaste!

  5. Quero ler mais sobre este lugar!

  6. Estou surpresa com a maravilha deste lugar…gostaria muito de visitá-lo, quem sabe….

  7. Antonio C. Niemeyer

    Um bom exemplo a ser seguido….reproduzido….multiplicado….aperfeiçoado….etc..bacana demais….ac

  8. Parabéns por postar! Maravilha.

  9. Muito grata por visitar essa cidade , Auroville, maravilha da Humanidade, mesmo que seja pela internete.
    Bençãos para os seus fundadores e moradores.
    Espero um dia chegar lá , quem sabe?
    Namaste.

  10. Maria da Conceição Câmara Martins

    Grata por conhecer essa maravilha da humanidade, mesmo sendo pela intenet.
    Espero um dia chegar lá.
    Muitas bençãosa todos que ali residem e aos que a fundaram.
    Namaste.

  11. nina.neves29@hotmail.com

    Abençoada e realizada.
    Um dia estarei em Auroville.

    • Ola Nina,

      Obrigada pela visita ao Blog. Auroville é de fato um lugar único por ter sido idealizado e materializado por uma mestra especial , chamada carinhosamente de “A Mãe”. É de fato um privilegio ter tido a oportunidade de estar lá , viver e sentir a energia maravilhosa que até hoje está presente nesse lugar. namaste

  12. habiendo conocido la obra creada por Sri., Aurobindo en el año 2000.posterior a la visita del aschran de SAI baba, y de Ramana Maharshi realmente se disfruta la paz de un lugar maravilloso, conoiciendo la casa que fuera de Sri Aurobindo teniendo la gracia de alojarme en el propio Ashran a orillas del mar,gracias infinitas sintiendome un priviligiado que logra lo inimaginado.

  13. Conheci Auroville há poucos dias por indicação de um amigo e estou maravilhado com o que estou lendo na web. Acho que, como tantos, encontrei minha casa fora de meu coração e sonhos. Valeu

    • Ola Ricardo, Tem razão Auroville é de fato um lugar especial pela intenção de cada um que escolheu o lugar para viver e se dedicam de coração à esse propósito. Isso é que o torna um lugar especial. Obrigada pela visita ao Blog. abraços

  14. Um projeto como Auroville, a meu ver, é como um oásis num deserto, que pode se expandir até que não haja mais deserto. Mas penso igualmente que mesmo para quem sonha em ser parte de um mundo assim, em que o amor seja o único sentimento e motivação que nos ligue uns aos outros, incorporar-se a ele implica em renunciar ao nosso modelo secular de funcionamento egocêntrico. De qualquer forma, que ele seja um estímulo e uma estrela-guia para o nascimento de outros projetos do tipo em todo o mundo, e para cada ser humano em seu esforço individual pela reforma íntima. Recebam minha admiração e meu respeito por já terem alcançado essa dimensão pessoal e coletiva de sonhar, amar e transformar, e obrigado por nutrirem o meu sonho particular de chegar lá um dia.
    Um abraço. Thiers

    • Ola Thiers, obrigada pela visita ao Blog

      De fato , como você diz, “incorporar-se a esse mundo implica em renunciar ao nosso modelo secular de funcionamento egocêntrico”. Temos uma grande estrada pela frente para que o mundo todo possa experimentar um modelo “Auroville”. Mas cada passo que damos é importante e acredito que é isso que tenho que fazer, dar um passo de cada vez………..até quem sabe chegar lá

      abraços fraternos

  15. que bom saber que estacidade existe,quem sabe um dia vou ate la conhecer…….e a cidade dos meus sonhos..um grande beijos

    • Ola Terezinha,
      Obrigada pela visita ao Blog. Auroville é de fato um sonho realizado e um sonho de uma grande Mestra conhecida como “The Mother” companheira de Sri Aurobindo. Vivi lá uma temporada e foi uma experiencia maravilhosa e com certeza você também vai conhecer . Basta querer e se programar.
      abraços

  16. MARAVILHA!!! Parece NossoLar aqui na Terra!!

  17. Elizabeth Soares Dutra

    Que maravilha!! quero morar lá! Parece NossoLar (do Chico Xavier) aqui na Terra!!!

  18. Obrigado pelo post e pela divulgação!

    É possível ver excelentes fotos panorâmicas de Auroville (com som ambiente!) no site oficial:
    Site oficial | Panoramas

    Há também este documentário da Journeyman Pictures:
    Documentário “Auroville – India” (25min)

    Outro interessante documentário:
    Documentário “City of the Dawn”

    Trailers: Trailer 1 | Trailer 2 (5min)

    Cumprimentos de Portugal,
    Ricardo Nuno Silva

    Sugestões via blog “Sobre Literacia Digital”

  19. Parece ser um lugar de sonho para quem sempre pensou que o mundo tem de mudar para que todos possamos viver em paz e em harmonia com a natureza. Esta reportgem está muito bem feita e é muito informativa. Porém não vejo qualquer referência ao critério de selecção existente para decidir se alguém lá pode permanecer para sempre, e penso que isso é importante dizer.
    A todos os que lá vivem e aos que lá vão de visita só posso desejar que consigam fazer a diferença no mundo em que hoje vivemos.
    Um bem haja para todos

  20. Obrigada, sempre e sempre Obrigada.
    Tudo está confirmando a Sabedoria do que é ACREDITAR.

  21. olá! em primeiríssimo lugar, P A R A B É N S! sou apenas mais uma leitora embasbacada diante da postagem acima…
    estou há cerca de um ano e meio operando mudanças radicais em minha vida… abandonando tudo o que me cause sofrimento…e pros outros tambem, inclusive os animais… venho programando uma viagem a India mas nao sabia direito por onde começar, pedi algumas cotações em agencias de viagem, mas, nada que se enquadrasse na minha proposta… acredito que acabei de encontrar o lugar que procurava! obrigada! será que seria pedir muito perguntar como a gente faz pra chegar nesse lugar de sonhos?
    grata demais, namastê! diana.

  22. Que maravilha irmãos, como são felizes os que amam,essas imagens da Auro ville penetraram fundo em minha alma, queria mto morar com vcs, admiro e louvo as atitudes benditas, amo seus costumes inspirados em nosso mestre espiritual Aurobindo, desejo a todos mto progresso e que os corações dos moradores da Sagrada Auroville nunca percam o ânimo e se saciem sempre no alimento saboroso da palavra e energias criadoras de Deus!Paz e bem para todos!

    • Ola Marília

      Suas palavras expressam exatamente a magia e o privilegio de viver em Auroville.
      Um lugar especial, idealizado por um pessoa especial, onde moram pessoas especiais. Quem sabe vc um dia realiza esse sonho

      namastê

  23. A vida as vezes nos traz momentos surpreendentes, numca havia escutado falar sobre Aurovile, porém tinha um professor de dança, que havia passado em “alguma comunidade na India” com uma pessoa chamada “A Mãe” e trazia os ensinamentos do mestre Siri Aurobindo. Sentimos que houve uma grande transformação, posteriormente ele largou a Escola de Dança e fundou uma comunidade, acho, sempre viajava para India, durante muito tempo de minha formação de dança sempre escutei falar sobre Siri Aurobindo e a Mãe, e já vai muitos anos….

  24. Acredito que todo o Planeta Terra, em um dia muito próximo será assim.
    Quanto mais a humanidade se depurar e cada um fizer a sua parte, mais rápido chegaremos lá.
    O amor e a prática do bem determinam que seja assim.

    • Concordo plenamente com você Bia.
      Fico feliz que visitou e gostou de Auroiville, é de fato um lugar especial, dentre outros que visitei nesse país
      Não sei se já teve oportunidade de viajar pra lá. Se ainda não teve, naõ tenha dúvidas que vale a pena.
      namastê

  25. mãe terra agradece !!!!!
    Aqui no sul de minas gerais, começamos uma eco-vila … 12 amigos engatinhando no projeto viver em paz …
    Assim , creio eu, formamos um elo universal , gota a gota se forma um mar!
    anamastê .

  26. É realmente muito lindo estive lá com um grupo de brasileiros em 2009 é
    muito bonito só lamentei não ter entrado no templo aque é aquele circulo
    vermelho.estava fechado,mas, a comunidade francesa lá existente é muita
    criativa e trabalhadeira.

  27. Um exemplo como eu nunca havia visto! O sonho se torna realidade e nos mostra que podemos acreditar no mesmo sonho, surgindo em outros lugares com caracteristicas proprias e um bem comum que e a humanidade!

  28. Espetacular esta idéia, pode ser que daqui a uns mil e poucos anos, o mundo possa ser assim, mais espiritualizado e viver em harmonia com a Mãe Terra.
    Muito boa a reportagem, vamos trazer esta idéia para cá, e quem sabe possamos melhorar a vida de tantos que aqui estão.
    Renato

  29. É de fato um lugar maravilloso, principalmente a filosofia de vida que adoptam.Acredito que num futuro distante, depois de pasar por muito sofrimento é assim que os seres humanos viverão, todos.E serão finalmente felices.

  30. Obrigada por este lugar existir e materializar no mundo e para ele éque é possivel um lugar de Paz e Amor.
    Carinho e luz á todos voces que ai residem e sustentam esta chama.

  31. at last the promised land,will you open one in the usa?

  32. GRACIAS POR DARNOS A CONOCER QUE EL REINO DE DIOS SE PUEDE VIVIR EN LA TIERRA , SI TODOS SOMOS UNO .

    EL SUEÑO DE VIVIR EN UN PARAÍSO COMO AUROVILLE, !SI! LO PODEMOS LOGRAR EN ECUADOR .

    CON GRATITUD, RESPETO, ADMIRACIÓN, HUMILDAD Y AMOR , recibiré la información que ustedes crean conveniente proporcionarme, para que el proyecto ECOALDEANO EN ECUADOR – TIERRA BENDITA- siga adelante y FORMAR PARTE DE LA COMUNIDAD AUROVILLE .
    CON AMOR
    ALUA
    alua379@gmail.com

  33. Muito bom o artigo. Eu já lera a respeito de Auroville, mas o texto aqui apresentado me deu muito mais e melhores informações. Sou uma apaixonada pela idéia das ecovilas, ou ecoaldeias. Não tenho ´posses materiais. Só tenho uma modesta aposentadoria. E alguns cursos (Comunicação Social; Direito, pos em Ciencias do Ambiente e outra em Literatura e memória Cultural. Não falo inglês. Tenho saúde e muita disposição para trabalhar e estudar.Nunca fui á India. Mas…gostaria muito de conhecer Auroville.Alguém aí, por favor, pode me dar uma dica??? Namstê! Dolyca Rocha

    • Dolyca, tudo bem gostei muito da sua formação universitária, qual o seu enderêço para que possamos trocar alguns e-mails?
      Minha esposa e eu trabalhamos com esta área, no Estado de minas Gerais, com diversas prefeituras, e tenho certeza que gostaríamos muito de trocar idéias a respeito.
      Um grande abraço
      Namastê

      Renato e Vania

  34. È me s sentir as suas presenças…Voltarei la um dia…smo uma benção um lugar como esse …ja me candidatei a residente dessa Ville aurea contudo por não ter um bom ingles não fui aprovada…ma desfrutei da energia Divina desse lugar…e senti o encantamento da natureza preservada…Sri Aurobindo e a doce Mãe estão la para quem tem olhos para ver

  35. Que maravilla es la comunidad de Auroville (Pueblo de Oro); aquí en la región andina se habla mucho del “Sumak Kawsay” el Buen Vivir en idioma Quechua o idioma de los incas, consta en las constituciones de Bolivia y Ecuador, pura teoría, pero vemos que en Auroville ya se vive el Sumak Kawsay de equilibrio y armonía entre la Naturaleza, la Humanidad y la Divinidad, lo que trae salud y prosperidad general. Saludos desde Quito Ecuador Sudamérica

  36. Muito bem, lendo assima as pergunta como tem pessoas que pensão nos jovens, que visão tiveram os fudadores, que maravilha, bem diferente dos Estados Unidos, que só pensam em poder, não enteressa a quantas pessoas iram morrer para obter o poder. Somos carne e espirito, vamos tentar fazer algo de bom para a humanidade. Vivemos aqui só de passage, vamos ter consiencia com o proximo que ira habitar. Salve Salve

  37. Genésio Anibal Ramalho

    Que maravilha, viver em uma comunidade como esta! Parabéns

  38. Ricardo Tempel Mesquita

    Como é bom saber que não estamos sós em nossos sonhos!!
    Estou elaborando em Curitiba, um projeto de um condomínio autossustentável e agradeceria se enviassem ou publicassem no site fotos e comentários sobre as áreas d ecultivo orgânico, assim como detalhes sobre o tratamento de efluentes sanitários. Já ouviram falar em Tratamento por zona de Raízes? São tanques onde despejamos a água proveniente das fossas onde as plantas cumprem a tarefa de oxigenando, purificarem a água.
    Arq. Ricardo Tempel Mesquita 55-41-3277-5299

    • olá Ricardo,
      vivi em Auroville muitos anos e conhecemos o tratamento por zona de raízes, suponho que é o mesmo de que você fala, pois o usamos para um conjunto de casas em uma comunidade da zona residencial. Começamos experimentando este processo em 1991 e funciona até hoje, a água depois de uma fossa é dirigida para um tanque e de lá é bombada para uma zona de raízes que a purifica e ela corre para um tanque de lótus e lirios d’água no jardim. Tornou-se um lugar muito agradávvel!

  39. QUE MARAVILHA!! O SONHO DE SRI AUROBINDO TORNOU-SE REALIDADE PARA A GRANDE RECICLAGEM PLANETÁRIA QUE COMEÇA NOS NÚCLEOS URBANOS.
    PARABÉNS PELA REPORTAGEM, AS GRANDES OBRAS EM PROL DE UMA HUMANIDADE MAIS SADIA E ORGANIZADA, BENEFICIA O PLANETA E OUTRAS HUMANIDADES INTERPLANETÁRIAS, COM CERTEZA, JÁ QUE VIVEMOS EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES.
    EDELAR PROHMANN

  40. MARIA CRISTINA MILLEO

    GENTE! É A HUMANIDADE DANDO UM ABRAÇO EM NOME DA HARMONIA, PAZ E FELICIDADE, ONDE O HOMEM É O CENTRO DAS ATENÇÕES INTEGRADO A NATUREZA E INTERIORIZANDO SUA PROPRIA NATUREZA. ESSE É O PARAISO, VAMOS INTEGRAR ESSAS IDEIAS EM NOSSO COOTIDIANO, IR ATÉ LA SIM E VIVE-LAS AQUI.
    QUE BOM VER ISSO CONCRETIZADO, VAMOS FAZER NOSSA PARTE.
    MARIA CRISTINA

    • Ola Maria Cristina

      obrigada pela visita e pelas palavras. De fato Auroville é um sonho que se tornou realidade porque uma pessoa especial acreditou e muitas outras pessoas também especiais estão lá, realizando, no dia a dia, e tornando possivel sonhar cada vez mais .Um beijo

  41. Linda, linda ,Aurovile!!! Lugar único da terra!

  42. Pessoas que fazem a diferença! e demonstram com sabedoria através da ação. Tbém digo que é muito bom saber que existe um espaço como esse para criar uma nova existência dentro dessa vida!
    parabéns a todos!

  43. FrnandaMaria de Freitas Muniz

    Á humanidade com as mudanças que se prospectam terá que caminhar para uma vida comunitária ,de menor agressão ao planeta ,calcada em principios de olidariedade paz e amor , onde se possa vivenciar a sabedoria de existir.
    Este é um Projeto pioneiro , parabens .Gostaria de ter mais informações sobre a sua sustentabiidade.
    Fernanda

  44. Nossa!!Que sonho!!Se eu visitasse seria uma das que não voltava de lá!!

  45. Realmente linda.
    A sua concepção arquitetônica é suplantada pela filosofia de vida que encerra. O AMOR e a PAZ.

  46. Concebido para abrigar o amor e a paz é realmente um lugar especial e capaz de calar fundo em todos os corações que buscam uma vida feliz.

  47. raimundo n.l.vaz

    Quando vi a resportagem sobre Auroville, pensei que estivesse sonhando, pois, mesmo sem conhecer, sempre idealizei um lugar assim, para salvar a humanidade da catástrofe final. Mas a esperança é a última que morre.

  48. Adorei conhecer por imagens Auroville! Quem sabe um dia estarei por lá e ter um contacto de perto com seus moradores. Na luz!Madalena

  49. Nem dá para imaginar que exista um lugar assim .
    Parabéns, que esta obra maravilhosa continue frutificando mais e mais…

  50. Que maravilha,dá vontade de morar lá.

  51. HÉLIO REQUENA C.

    OLHEM O DESPERTAR DA NOVA CONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE.

    HÉLIO REQUENA

  52. Cleuza Ribeiro Tatari

    Para mim foi uma gratificante surpresa saber da existencia de tão auspicioso lugar. Com certeza
    Auroville traz um grande benefício para toda a humanidade, só pelo fato dele existir!
    Tenho muita vontade de conhecer a India agora adicionarei Auroville à minha viagem quando eu puder ir. Existe uma sensação em mim, que quando eu chegar à India aí ficarei.
    Hare Krishna
    Cleuza

  53. Simplesmente ESPETACULAR!

  54. Um lugar assim é um sonho…..
    Espero que se torne real no futuro da humanidade,
    espero que os que sobrevivrem a esta cultura selvagem do ter possam construir cidades assim auto sustentáveis e integradas a natureza.
    Que as nossas mentes se unam neste desejo!
    Francis

  55. Deunice Magalhães Gomes

    NEM ACREDITO NO QUE ACABEI DE VER, COMO EU NÃO SABIA QUE EXISTIA TUDO QUE SONHAVA?

  56. Vera Pientznauer

    Tenho imensa esperança de que todo o planeta Terra torne-se assim, uma grande fraternidade de paz!

  57. Eda Gladis Demoliner

    Dou graças a Deus-Pai-Mãe por existir a semente frutificada daquilo que acredito ser o ideal de vida.Peço bênçãos aos Senhores de Luz para Auroville ,o lugar que também eu gostaria de morar…

  58. Que bela cidade. Em forma de mandala. Comprovado está que todo o plantado dessa forma, segue as leis naturais, cresce, vinga.
    Parabéns. Que linda forma de vida.

  59. Parabéns pela síntese sobre Auroville. As fotos, a comunicação e a linguagem estão excelentes. Seria interessante um outro artigo sobre os seguidores de Sri Aurobindo, no Brasil.

  60. Cláudio Roberto De Donato

    Lembrou-me da música de John Lennon: “Imagine”. É bom saber que um lugar assim já existe no nosso planeta! Em espírito somos todos um: Sem tempo nem espaço que nos separe!
    Gratidão!

  61. A vida é essa… Estruturas assim se espalhando como pontos de acupuntura por todo o planeta. Grato

  62. maria goretti sa

    maravilhosa mensagem para todos nos – a exixtencia de Aurovile. Que se multiplique…
    no p´roximo anos pretendo visita-la..

  63. ADOREI SABER QUE ESTA CIDADE É NESTE PLANETA E QUE VARIAS PESSOAS JÁ ESTÃO MORANDO .É O VERDADEIRO REINICIO DE UMA VIDA MELHOR PARA QUE NO FUTURO TUDO SEJA MAIS JUSTO.
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE SABER QUE ESTE PROJETO EXISTE.CONSUELO

  64. Maria de Lourdes Lanzellotti

    É assim que eu vejo o nosso planeta, num futuro não muito distante…

  1. Pingback: Os números de 2010 | Viagens pelo Mundo

  2. Pingback: Aviran Rozin falando, e Auroville | Vila do Sol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: