Kanchipuram – A Cidade dos Mil Templos

O Templo Sri Ekambaranathar  ou Templo Ekambareswarar , é  dedicado a Lord Shiva  e está  localizado em Kanchipuram no estado de Tamil Nadu ,Sul da Índia

Portal de Entrada do Complexo do templo

É  o maior templo na cidade de Kanchipuram e está localizado na parte norte da cidade. Essa cidade é conhecida como a “Cidade dos Mil Templos” , uma das mais antigas da Índia e  considerada pelo povo hindu, uma das sete cidades mais sagradas .

No hinduísmo, o Garuda Purana enumera sete cidades como fornecedores de moksha ( libertação do ciclo do renascimento e da morte).  São elas: Ayodhya , Mathura , Haridwar , Varanasi , Avantika , Dvaraka e Kanchipuram.

Ekambareswarar , é um dos cinco maiores templos de Shiva ou Bootha Pancha Sthalams, da Índia. Cada um desses templos representa um dos elementos da natureza. Este representa o elemento –  Terra . Como dizem os hindus “ ele é a “morada de Shiva na Terra .

A magnifica Torre com 59 mts de altura

Os outros quatro templos nesta categoria são:Thiruvanaikaval Jambukeswara (água); Chidambaram Natarajar (céu);Thiruvannamalai Arunachaleswara (fogo) e o quarto , Kalahasti Nathar (vento). Thiruvannamalai  o maior Templo de todos dedicado a Shiva.

Os magnificos pilares

Este enorme templo é um dos mais antigos na Índia, segundo os historiadores e  foi construído em torno de  600 AD.

As esculturas

As figuras centrais esculpidas no Templo são uma dança de Shiva , seu consorte Pavarti e na frente a cabeça de elefante do deus Ganesha.

Esculturas no pórtico, representando Parvati e seu consorte Shiva e Ganesha

O templo ocupa uma área de  cerca de 93.000 m 2  e sua enorme torre na entrada ( gopuram) , tem cerca de  59m de altura, sendo uma das mais altas gopurams na Índia.

Um característica notável do templo é o Aayiram Kaal Mandapam , ou o “corredor com mil pilares”, que foi construído pelos reis da dinastia Vijayanagar.

As paredes internas do templo são decoradas com uma variedade de mais de mil “lingams “ ( uma das formas que representa o deus Shiva.

Lingams, representação de Shiva

Kampai Tirtha, o tanque dentro do templo, é formado por um rio subterraneo, considerado sagrado pelos devotos.

O complexo do templo é composto de vários pátios internos. Em um deles tem um templo de Ganesha e uma pequena lagoa. Outro pátio contém grande quantidade de santuários menores. No pátio principal fica o sanctum sanctorum , onde está o lingam junto com a imagem de Shiva.

O Touro “Nandi” animal de Shiva

escultura de “Nandi” no telhado do Templo

Não há santuário separado para Parvati (esposa de Shiva) dentro do complexo como nos  outros templos dedicados a Lord Shiva.

Dentro do complexo  ainda existe um pequeno santuário para Vishnu chamado Thiru Nilaaththingal Thundathan , onde existe uma  árvore “ sthala-virutcham”  que dizem ter em torno de  3.500 anos de idade .

No mês de março/abril é celebrado o Panguni , o mais popular de todos os festivais do templo em Kanchipuram e milhares de devotos de toda a região vem prestar  sua homenagem a Shiva.

Sacerdote Bramin

Não é por acaso que Kanchipuram e chamada de “A Cidade dos Mil Templos”.

Fotos: Maria Helena e reprodução

Publicado em 23 de agosto de 2012, em Índia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário